CDP I de Osasco promove curso de atualização do uso de algemas

Com foco no aprimoramento da prestação de serviço penitenciário, a direção do Centro de Detenção Provisória (CDP) I ”Éderson Vieira de Jesus” de Osasco promoveu o curso de Algemação e Legislação junto ao corpo funcional. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Com uma carga horária de 5 horas, somente neste ano, o CDP já formou duas turmas de servidores, num total de 56 alunos. Dentre eles, estão Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) e de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs).

CAPACITAÇÃO

De acordo com o instrutor do curso, o policial penal Silas Nascimento, a realização do treinamento é de suma importância para a rotina da unidade prisional. Segundo ele, o conteúdo programático prevê a padronização de procedimentos relacionados à algemação.

Um dos objetivos da ação é buscar a equalização dos funcionários por meio da atualização sobre legislações recentes, como a lei de abuso de autoridade. Mantendo-os, assim, capacitados a respeitar a dignidade humana, um dos pilares da SAP.

De acordo com o diretor geral do CDP I de Osasco, Davi José Telli, a demanda pelo curso demonstra o comprometimento de todos os servidores com a prática do serviço penitenciário. Para Telli, a ação veio para atualizar e aumentar o conhecimento do corpo funcional quanto às técnicas básicas de algemação.

Fonte: SAP