CDP tem mil presos acima da capacidade

0
17

 

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes está com 1.086 a mais do que a capacidade indicada para o prédio. Isso representa 128,6% de detentos acima do considerado adequado, segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP-SP). A superlotação se repete no CDP de Suzano, onde a capacidade está extrapolada em 129,8%.
 
Segundo a SAP-SP, por mês, a unidade mogiana recebe a inclusão de quase 200 novos presos, bem como em Suzano (190 presos/mês). Os números são crescentes, baseado, ainda, na divulgação das estatísticas de pessoas presas na região desses dois municípios, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública.
 
De janeiro a maio desse ano, foram efetuadas na região de Mogi 604 prisões, 27,4% a mais do que no mesmo período de 2014. Já em Suzano, nos primeiros cinco meses de 2015, foram computadas 368 prisões, 11,1% a mais do que no ano passado, também de janeiro a maio.
 
De acordo com o delegado local do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de São Paulo, Edson dos Santos, o Batata, em que pese a quantidade de prisões estar sendo maior, a cada mês, segundo as estatísticas do Estado, a superlotação nos CDPs de Mogi e Suzano é uma constante, independentemente desses números. “Continua superlotado porque há muitos anos é assim e essas prisões, a mais, não impactam diretamente os CDPs já que, mensalmente, também deixam os centros de detenção diversos presos que são transferidos para presídios ou soltos mesmo. Em São Paulo há muitas unidades prisionais, mas infelizmente a situação permanece ruim em todas elas. É uma população carcerária enorme e são raros os locais onde a capacidade é respeitada”, disse o delegado, salientando que tanto em Mogi quanto em Suzano, o número de agentes penitenciários não passa de 80 para cada unidade.
 
Fonte: O Diário de Mogi
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.