Inicio Geral Ceama de Presidente Prudente alerta para a hipertensão infantil

Ceama de Presidente Prudente alerta para a hipertensão infantil

0

Pediatra recomenda controle a partir dos três anos de idade

 

A partir dos três anos de idade toda criança deve medir a pressão arterial quando passar em consulta médica, a exemplo do que ocorre com o adulto. Esse controle já é rotina no ambulatório do Iamspe em Presidente Prudente, afirma o médico pediatra e diretor do Ceama na cidade, dr. Lenilson Teixeira de Andrade.

 

A novidade é que, a partir de agora, serão feitas campanhas para que o usuário do Iamspe leve o seu filho a partir dos três anos para medir a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano. Os sintomas são os mesmos que afetam os adultos, como dor de cabeça e cansaço ao realizar esforço, mas são mais difíceis de serem reconhecidos nessa fase.

 

“As crianças que apresentarem hipertensão arterial passarão por exames laboratoriais e de imagem e serão acompanhadas no Ceama em intervalos regulares”, informa o dr. Lenilson. Cada caso receberá orientações com relação à dieta, prática de atividade física e medicamentos quando necessário.

 

Segundo o especialista, a hipertensão infantil está presente em 5% dos pacientes examinados e, até os dez anos de idade, 90% dos casos são decorrentes de outras doenças, principalmente as renais, seguidas das cardiovasculares e endócrinas. 

 

Acima dessa idade, predomina a hipertensão arterial primária, onde não se detecta uma doença causadora do distúrbio. “Acredita-se que estes casos sejam de origem hereditária e possam representar o início precoce da pressão arterial elevada encontrada em adultos, daí a importância desse controle”, observa dr. Lenilson. 

 

Hoje em dia também é sabido que a obesidade, o sedentarismo e a ingestão excessiva de sal são fatores causais importantes. O tratamento depende de cada caso. Em algumas situações há necessidade de uso de medicamentos. Em geral, as medidas baseiam-se na redução do peso para a obesidade, aumento da atividade física, redução do consumo de sal e do estresse e, no caso dos adolescentes, a abstenção do fumo e álcool. 

 

Fonte: Iamspe

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile