Centro de Detenção Provisória de São Bernardo e a bomba-relógio da superlotação

0
97

Em uma rápida consulta ao site da Secretária de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo é possível verificar que são alarmantes os dados sobre a Casa de Detenção Provisória (CDP) instalada em São Bernardo do Campo.

 

Localizada na Estrada Yae Massumoto, no bairro Cooperativa, e com capacidade para abrigar 844 detentos, o local conta atualmente com 2417, ou seja, número quase 3 vezes acima do limite da capacidade, de acordo com informação fornecida pelo próprio governo estadual e atualizada até o último dia 26 de outubro. 

 

Inaugurada há 10 anos, em um terreno com 40 mil metros quadrados, o local tem como objetivo manter em regime fechado aqueles que aguardam julgamento, sendo então transferidos, se condenados, para o cumprimento da pena em uma das penitenciárias do estado.

 

O sistema prisional paulista conta atualmente com 163 unidades prisionais, total que inclui presídios, centros de ressocialização e hospitais. Na região do Grande ABC, além de São Bernardo do Campo, os municípios de Santo André, Diadema e Mauá também contam com centros de detenção provisória. Se a situação são-bernardense é preocupante, o cenário não é diferente nas cidades vizinhas. Todos os CDPs estão abarrotados e as perspectivas de solução são desanimadoras.

Em maio deste ano, a Defensoria Pública obteve uma liminar junto ao Tribunal de Justiça determinando a transferência dos presos de São Bernardo, já sentenciados, para outros estabelecimentos prisionais. Cerca de 700 detentos devem ser transferidos ao longo dos próximos meses. A decisão judicial também impede que o CPD receba novos internos até que o limite de lotação seja respeitado.

 

Visitas a detentos
Para informações sobre visitas aos detentos, familiares e amigos devem entrar em contato com o CPD. Quem necessita chegar ao local utilizando transporte público, o ônibus da linha 07 – Cooperativa/Paço, oferecida pela SBC Trans, é a única opção, exigindo que o passageiro desça na esquina com a Estrada Yae Massumoto, caminhando até a entrada principal da unidade prisional.

 

Fonte: Blasting News

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.