Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba recebe o projeto Sorriso Cidadão””

Cuidar dos dentes não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. O corpo humano funciona como um concerto, cada órgão cumpre a função de um instrumento. E quando um desafina, o corpo todo pode ser prejudicado. Quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos podem se proliferar e atingir outros órgãos.

Por esse motivo, pensando em melhorar a qualidade de vida das reeducandas e dos servidores, o Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Piracicaba, através de uma parceria com o sindicato dos metalúrgicos e com o apoio da montadora de veículos Hyundai, está promovendo o projeto “Sorriso Cidadão”. Durante o período de 11à 29 de janeiro, a unidade prisional sedia um trailer que possui a estrutura completa de um consultório odontológico: um cirurgião dentista, um profissional auxiliar, equipamentos e materiais odontológicos, aparelho de Raio-x e ar condicionado. O atendimento é feito de segunda à sexta das 08h às 17h, sendo que os servidores também têm acesso aos serviços oferecidos.

A unidade móvel está apta para oferecer os serviços de restauração, obturação, extração, tratamento de canal e limpeza, além de orientar quanto à escovação e possíveis doenças bucais.

Segundo a sentenciada Ana Paula, o projeto veio na hora certa. “Nunca pensei que dentro de uma unidade prisional eu teria um tratamento odontológico tão completo; estava precisando. Na verdade sofria com dores nos dentes. Fui muito bem atendida pelo dentista e fiz duas obturações e uma restauração. Agradeço pela oportunidade, estou satisfeita”, comenta.

A realização dessa ação se justifica porque a prevenção e a detecção precoce são as melhores soluções no combate a qualquer doença. No caso das bucais, diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.

Para a diretora geral da unidade, Celeste Maria Varella Abamonte, esse tipo de ação não presta apenas serviços, mas também resgata a autoestima dos atendidos. “A importância desse projeto é que além de zelar pela saúde das reeducandas e dos nossos servidores, também estamos promovendo uma melhora na qualidade de vida destes, o que reflete na autoestima. Agradecemos ao sindicato dos metalúrgicos pela parceria tão valorosa”, destaca.

No CRF de Piracicaba a expectativa de atendimento do projeto é de 134 reeducandas e 16 servidores.

Principais problemas bucais apontados pela Associação Brasileira de Odontologia (www.abo.org.br):

Mau hálito

Ocorre por inadequada higiene bucal, gengivite, ingestão de determinados alimentos, como molhos picantes, tabaco, boca seca e doenças do estômago, fígado e rins;

Herpes

Costuma aparecer depois de situações que provocam baixa resistência imunológica, como estresse. Na fase inicial, o paciente pode apresentar ardor e coceira e a região atingida fica mais avermelhada. A partir daí aparecem as vesículas, fase considerada contagiosa;

Câncer bucal

Mais frequente no lábio inferior, é um tumor que pode afetar todas as estruturas da cavidade oral;

Aftas

São ferimentos na mucosa, de coloração branca e avermelhada ao redor. Não existe uma causa específica para seu aparecimento e pode ser considerada uma alteração no sistema imunológico.

Fonte: SAP