Cerca de cinco mil servidores do sistema penitenciário fazem passeata em Rondônia

Os servidores grevistas do sistema penitenciário e socioeducativo, juntamente com os da Polícia Civil, Educação e da Justiça, protagonizaram a maior demonstração de cidadania e democracia já vista em Rondônia. Pelo menos cinco mil participaram da gigantesca passeata na quinta-feira (23) pelas principais ruas do centro comercial de Porto Velho, em protesto à falta de compromisso do Governo estadual e por maior valorização das categorias.

Em seu discurso ainda na praça do Palácio, o presidente do Singeperon, Anderson Pereira, alertou que a categoria luta contra um problema que é nacional, referindo à falta de políticas públicas para a questão prisional. “Nos presídios vemos presos ociosos que cada vez mais comandam de dentro das unidades matanças e desordem de todo tipo, a exemplo de carros e ônibus queimados. É contra isso que lutamos”, criticou.

“É muita falta de respeito com esses profissionais que trabalham com viaturas sucateadas, equipamentos e munições vencidos, e sem condições precárias de trabalho”, destacou o líder sindical.

Anderson enfatizou os vários acordos descumpridos, principalmente o último que foi firmado perante do Tribunal de Justiça, além de cobrar competência dos gestores da pasta. “Temos algumas unidades prisionais prontas que estão jogadas no mato, onde foram gastos milhões de reais dos contribuintes e até hoje não funcionam”, denunciou.

Fonte: Singesperon