Com registro sindical em mãos, Sindasp prepara ações coletivas que irão beneficiar filiados e não filiados

Com a conquista do registro sindical da categoria, o Departamento jurídico do Sindasp-SP já prepara ações coletivas que irão beneficiar todos os agentes de segurança penitenciária (ASP), independente de serem filiados ou não à instituição. Essas ações já deveriam ter sido ingressadas há muitos anos atrás pelo então sindicato que se dizia representar a categoria, o Sifuspesp. Isso prejudicou grandemente a categoria e gerou perdas financeiras aos servidores.

Entre as ações coletivas está a ação que estabeleceu a conversão da Unidade Real de Valor (URV), pela lei nº 8.880/94, onde os servidores não receberam o devido reajuste em seus vencimentos. O Sindasp-SP pedirá a recomposição das perdas para todos os agentes penitenciários.

O sindicato também ingressará na Justiça para cobrar as perdas salariais referentes aos últimos cinco anos, baseando-se em um laudo realizado por um perito especialmente contratado para elaborar o estudo.

De acordo com o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, brevemente o sindicato ingressará com outras ações coletivas para a categoria. “Ingressaremos com todas as ações coletivas que forem possíveis para beneficiar os servidores, independente se forem filiados ou não. A categoria já foi muito prejudicada esses anos todos. Quem dizia representar os agentes penitenciários nunca entrou com nenhuma ação coletiva. Agora que temos a carta sindical vamos tentar recuperar todos esses prejuízos que os servidores tiveram”, disse Grandolfo.

Serviço: mais informações podem ser obtidas na sede estadual, em qualquer uma das regionais do Sindasp-SP ou ainda pelo site www.sindasp.org.br ou pelo e-mail juridico@sindasp.org.br.