A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na terça-feira (20) o Projeto de Lei4454/16, que cria o Batalhão Universitário da Polícia Militar do Distrito Federal. Segundo a proposta, o batalhão ficará responsável pela ordem pública nas instituições de ensino superior.
O autor, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), justificou a necessidade do batalhão tomando por base crimes praticados próximos a universidades e faculdades do DF, principalmente no período noturno, como foi o caso da morte da jovem Louise Ribeiro, de 20 anos.
Na manhã de 11 de março deste ano, a Polícia Militar encontrou o corpo da jovem estudante de biologia da Universidade de Brasília (UnB), que estava desaparecida desde a noite anterior. Segundo a PM, um colega de curso confessou o homicídio e revelou o local onde o corpo estava, um matagal próximo à instituição.
Relator, o deputado delegado Edson Moreira (PR-MG) defendeu a proposta. “Não é incomum que delinquentes selecionem suas vítimas entre estudantes universitários”, disse Moreira, apontando como motivos os horários noturnos de alguns cursos e a ausência de policiamento específico, o que facilita a ação delituosa. Para Moreira, a existência de uma unidade especializada poderá acabar com a atuação dos criminosos.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara
Imprensa Sindasp-SP