Comissão promove novo debate sobre unificação das polícias

0
36

A comissão especial que estuda a unificação das polícias civis e militares promove nova audiência pública, nesta terça-feira (7), sobre a fusão das duas corporações.

 

Tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar são ligadas aos governos estaduais, mas com missões diferentes. A Constituição determina que a Civil deve atuar na repressão e na investigação de crimes. Já a Militar, na prevenção da criminalidade e na preservação da ordem pública. A unificação enfrenta resistência das duas carreiras.

 

“É indispensável mapearmos as convergências e as discrepâncias entre a cultura que permeia as polícias civis e militares, suas matrizes curriculares para a formação básica, treinamento, cursos de especializações, pré-requisitos objetos de formação e treinamento para habilitação, promoção e formação de gestores destas duas forças policiais”, afirma o deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP), um dos parlamentares que pediu a realização desse debate.

 

Desta vez foram convidados para discutir o assunto:

 

– o procurador de Justiça de São Paulo, especialista em crimes difusos, Edgard Moreira da Silva;

– o procurador de Justiça de Interesses Difusos e Coletivos do Estado de São Paulo, Marco Antônio Zanellato; e

– o subprocurador-geral da República, coordenador da 7ª Câmara da Coordenação e Revisão – Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional, Mario Luiz Bonsaglia.

 

Na avaliação do deputado Delegado Edson Moreira (PR-MG), que também pediu o encontro, a opinião dos especialistas convidados pode ajudar na elaboração do relatório final do colegiado.

 

A audiência será realizada no plenário 16 a partir das 14h30.

 

Fonte: Agência Câmara

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.