Comissões debatem federalização da segurança pública nesta terça

As comissões de Segurança Pública e de Direitos Humanos vão debater em conjunto, nesta terça-feira (9), a viabilidade da federalização da segurança pública e da criação de um ministério específico para o setor. A audiência será realizada às 14h30, no plenário 8.

Os deputados Domingos Dutra (SD-MA) e Fernando Francischini (SD-PR), que solicitaram o debate, afirmam que o atual modelo estabelecido pela Constituição foi superado pela “dura realidade da criminalidade”. Segundo esse modelo, cabe à União a defesa da soberania nacional, aos estados a segurança pública, e aos municípios a proteção do patrimônio público municipal.

“O crime não é estadual, municipal, e muito menos federal. A criminalidade é nacional”, diz o requerimento dos parlamentares. “É urgente a unidade de todos, sociedade e aparelho estatal, como meio eficaz de prevenção e combate à criminalidade.”

Foram convidados para o debate:

– o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo;

– o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ricardo Lewandowsk;

– o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho;

– o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame;

– a coordenadora da Justiça Global, Sandra Carvalho; e

– o jurista Walter Fanganiello Maierovitch.

Fonte: Agência Câmara