Comunicado direcionado para alguns servidores do sistema prisional que apenas sabem reclamar, mas nunca participam das lutas da categoria

Sobre a greve geral programada para ocorrer nesta sexta-feira, dia 28/4, em todo o Brasil, quero aqui deixar bem claro, para aqueles que quiserem, que fiquem à vontade para trabalharem normalmente.

Ninguém é obrigado a parar e fazer a operação legalidade, então, continuem trabalhando em desvio de função, nas escoltas e acompanhamentos que ocorrem sem amparo legal, sem equipamento ou treinamento. Continuem também arriscando suas vidas apenas em troca de agradar o diretor da cadeia. Quando der qualquer problema você vai responder por abandono de posto, enquanto isso, o diretor que você quer agradar vai abrir um PAD contra você.

Aqueles que não querem saber de lutar pelos seus direitos vão continuar se arriscando e contribuindo com o governo pelos próximos 49 anos, até completar os 65 anos de idade para poder enfim se aposentar, ao ser aprovada a reforma da Previdência. Mas não morra antes, pois se isso acontecer, sua família ficará só com 50%, mesmo depois de toda sua dedicação ao Estado. A reforma da Previdência está sendo tratada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16 e estabelece idade mínima de 65 anos e 25 anos de contribuição para a aposentadoria.

Muitos vão comemorar o fim do imposto sindical, que é apenas um dia de seu trabalho no ano para contribuir em benefício de você mesmo e de sua família. No entanto, continuarão a pagar os outros 95 impostos e a trabalhar 5 meses e meio do ano para sustentar a classe política mais cara do mundo, que aliás, ganham muito para aprovar a reforma trabalhista que apenas prejudica a classe trabalhadora. O fim do imposto sindical é mais uma estratégia do governo para enfraquecer as instituições que lutam pelos trabalhadores, assim como você agente de segurança penitenciária.

Meu compromisso sempre foi e sempre será com a nossa categoria! Luto e quero um sistema prisional justo, com salários decentes, com dignidade para todos nós agentes penitenciários.

Não desmereçam aquilo que estamos tentando fazer, pois estamos lutando para buscar o melhor para nossa categoria. Assim como vocês, também sou agente penitenciário e essas reformas acabam com os nossos direitos e com o nosso futuro. Independente das críticas que sofro, vou continuar fazendo minha parte para a categoria.

Por fim, quem não quiser participar da greve geral e da operação legalidade no dia 28, também não poderá depois se lamentar do futuro da nossa categoria. Nós só colhemos o que plantamos!

No demais tenho minha consciência tranquila, pois vou dar tudo de mim até o fim. Enquanto houver alguma força em mim, vou lutar em nossa defesa!

Daniel Grandolfo

Presidente do Sindasp-SP