O altíssimo número de candidatos inscritos no concurso para agente penitenciário do Rio Grande do Norte, que gerou o índice de mais de 50 candidatos por vaga, preocupou o Governo do RN e a organizadora Consulplan. Para evitar problemas, a empresa está intensificando suas ações de segurança visando garantir a idoneidade e o sigilo do processo seletivo, buscando ofertar condições de igualdade a todos os candidatos. A prova está marcada para o dia 14 de junho, às 14h, e será realizada nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.
Entre as medidas de segurança adotadas estão a utilização dos detectores de metais na entrada dos candidatos nas salas de provas, portanto, todos os candidatos passarão pelo detector, antes de iniciar a prova. Também serão utilizados os digiselos para a coleta da digital de todos os candidatos presentes no dia da prova, evitando a apresentação de documentos falsificados. Além disso, as provas serão impressas em cores distintas, havendo mais de uma ordem, o que significa gabaritos diferentes, com o objetivo de impossibilitar ainda mais qualquer tentativa de fraude.
A Consulplan também está mantendo contato com os organismos de segurança do Nordeste a fim de identificar candidatos suspeitos, por estes órgãos, de tentar fraudar concursos, mantendo grande vigilância sobre estes (caso exista algum caso neste processo). Outra ação já programada consiste na ampliação da segurança nos locais de provas e num treinamento especial de toda a equipe envolvida no processo (fiscais, porteiros, coordenadores, etc) a fim de que qualquer tentativa de fraude seja abortada antes mesmo de se concretizar.
A organizadora se valerá do edital para eliminar, em qualquer momento do processo, candidatos que, comprovadamente, tentarem burlar a segurança e idoneidade da seleção pública, já que tal procedimento está previsto neste. Com grande experiência em concursos por todo o Brasil e, principalmente no Rio Grande do Norte, a Consulplan está se prevenindo e adiantando aos boatos que normalmente são difundidos em processos seletivos disputados como o de Agente Penitenciário do RN.
A remuneração inicial será de R$ 1.470,00 para o cargo que exige ensino médio completo. As vagas serão destinadas às penitenciárias estaduais localizadas em Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas. Quando contratados, os agentes trabalharão por oito horas diárias e/ou escala de plantão, no regime de 24/72 horas.
Fonte: Tribuna do Norte
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br