Conquistas do Sindasp beneficiam toda a categoria e não apenas os filiados

Ao longo dos anos, o Sindasp-SP tem conquistado incontáveis benefícios para a categoria. Sim, para a categoria, pois, não há como negar que, todas as vezes que o Sindasp-SP obtém reajustes salariais e vantagens nas melhorias de condições de trabalho, as conquistas não ficam restritas somente aos seus filiados, mas são estendidas para todos os agentes de segurança penitenciária (ASP).

Independente de ser filiado ou não do Sindasp-SP, quem não se lembra das últimas conquistas e dos benefícios que elas trouxeram para a vida dos ASPs? Vamos relembrar algumas:

Seguro de vida para ASPs e AEVPs, que passou de R$50 mil para R$200 mil;

DEJEP (Diária Especial por Jornada Extraordinária Penitenciária), que atualmente tem o valor de R$170,00 ao dia;

p style=’text-align: justify;’>

Incorporação do Adicional Local de Exercício (ALE) ao salário-base;

Redução de uma das classes da categoria, passando de 8 para 7. (embora o pedido tenha sido de 8 para 6, e vamos lutar para isso);

Reajuste em 100% no valor do auxílio-alimentação;

Redução do interstício, que passou de cinco para três anos;

Aumento na porcentagem de agentes penitenciários promovidos por merecimento, passando de 20% para 30%;

Automatização de todas as unidades prisionais, garantindo a integridade física dos agentes penitenciários dentro das unidades;

Bônus de Resultado Penitenciário (BRP) de assiduidade (anual e em fase de estudos);

Criação de um raio específico para agressores de servidores, localizado na Penitenciária de Lucélia;

Reajuste do adicional de periculosidade da área de meio das unidades prisionais, passando de R$179,00 para R$250,00;

Nova funcional para os servidores (em fase de implantação junto à SAP).

Tudo isso já é conquista comprovada do Sindasp-SP e muito mais ainda está por vir. A Diretoria Executiva prepara uma série de novos benefícios para os filiados do Sindasp-SP. São colônias de férias, atendimento jurídico gratuito também nas causas particulares, dentistas, psicólogos, compra de prédios para as sedes próprias, entre outros, que ocorrerão mediante o recebimento da contribuição sindical.

Tudo isso só é possível com a participação e a compreensão da categoria, tendo em vista que, assim como já ocorre com tantas outras categorias de trabalhadores, os agentes penitenciários passarão a exercer a contribuição sindical anual.

Com a contribuição, a categoria passará por uma grande transformação e chegará a um nível de crescimento e conquistas jamais imaginados. Para chegarmos a esse patamar, necessitamos da participação de todos. A contribuição sindical se resume em um dia de trabalho, que todo trabalhador, filiado ou não ao sindicato de sua categoria, colabora com a instituição sindical.

O desconto é realizado na folha de pagamento anualmente e é um instrumento de fortalecimento do trabalho desenvolvido pelo sindicato. Nossa representatividade terá mais força para implementar políticas visando a defesa dos direitos dos agentes penitenciários, especificamente, dos filiados, que são os maiores beneficiados.

A contribuição sindical é obrigatória, mesmo que o trabalhador não seja filiado ao sindicato de sua categoria. No montante, 60% é destinado ao sindicato e o restante é destinado às federações, confederações, centrais sindicais e governo, conforme determina a lei.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a contribuição sindical, ouça a entrevista concedida à Rádio ASP pelo chefe do Departamento Jurídico do Sindasp-SP, o advogado Jelimar Vicente Salvador. Na entrevista, o presidente Daniel Grandolfo também fala sobre o assunto. Vale a pena entender melhor sobre a contribuição e perceber que quem ganha é a categoria. Ouça a entrevista.