Inicio Geral Contra o crime, Território de Paz inaugura videomonitoramento

Contra o crime, Território de Paz inaugura videomonitoramento

0

A população de Itapoã, região administrativa do Distrito Federal, conta a partir de hoje (03) com 29 câmeras de videomonitoramento para ajudá-la a prevenir e reprimir ações criminosas. Financiados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em parceria com o GDF, os equipamentos foram instalados em áreas de concentração comercial e bancária e nas principais vias de entrada e saída da cidade.

Durante a apresentação do Sistema de Monitoramento Urbano, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, exaltou a importância da parceria entre o GDF e o Ministério da Justiça. ?O Pronasci é um programa inteligente de segurança pública pois investe nas causas, nas raízes, da violência ? com projetos sociais (como o Mulheres de Paz) ? e também em tecnologia, como é o caso das câmeras, os postos de polícia descentralizados e outros que dão mais eficiência à ação policial?, avaliou.

Desde dezembro de 2008, Itapoã é um Território de Paz do Pronasci e já recebeu mais de 25 projetos simultâneos para enfrentar e prevenir a violência. Entre eles, está o projeto Mulheres da Paz que capacita lideranças femininas em mediação de conflitos e no resgate de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para o secretário de Segurança Pública do DF, Valmir Lemos, o videomonitoramento é uma das ferramentas que o GDF tem incentivado para melhorar a prevenção á violência. ?Quando ocorrem situações criminosas, as câmeras fornecem subsídios para as investigações. O sistema de videomonitoramento complementa o policiamento feito regularmente?, resumiu.

Antes da instalação das câmeras, o policiamento ostensivo de Itapoã era realizado por meio de viaturas. Mas, com a implementação das câmeras será possível otimizar o trabalho, monitorando as regiões mais perigosas 24 horas por dia. Com isso as abordagens serão ainda mais precisas, pois as ações de indivíduos suspeitos já estarão sendo monitoradas pelo policial que estiver na Central de Monitoramento.

Para a implantação do Sistema de Videomonitoramento de Itapoã, o Ministério da Justiça repassou ao DF R$ 890 mil para a compra de câmeras, servidor de imagens, servidor de gravação e software de gravação, entre outros equipamentos. De acordo com a demanda, o número de câmeras pode aumentar em até 25% nos próximos anos.

Fonte: MJ
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile