O município de Nova Independência com sua população a de 2.063 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000), em breve receberá a construção de uma unidade prisional do sistema paulista de prisão. A Secretária da Administração Penitenciária do Governo do estado de São Paulo contratou a empresa Companhia Paulista de Obras e Serviços – COPS.
A finalidade da contratação CPOS é para prestação de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia para a elaboração do projeto básico de implantação e orçamento para construção do Centro Detenção Provisório de Nova Independência o valor do contrato é de R$ 184.111,92 (Cento e oitenta e quatro mil e cento onze reais e noventa e dois centavos).
A construção da unidade prisional já tem área declarada de utilidade pública para construção do CDP Nova Independência no Km 163, sentido interior, da Rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo próximo a Usina Ypé e do rio Aguapeí conhecido como “Rio Feio” mudará muito a rotina do pacato município, pois a cidade vai receber presos provisórios de toda a região Oeste do estado de São Paulo.
Fonte: Gazeta da Região