Coordenadoria confirma ao Sindasp que automatização do CDP de Taubaté não possui travas e que não oferece risco eminente aos agentes

Um filiado do Sindasp-SP encaminhou uma reclamação à instituição, alegando que as portas das celas dos raios 4, 6 e 8, que estão sendo automatizadas no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taubaté, não possuem as travas de segurança.

Com o objetivo de solicitar esclarecimentos sobre a veracidade da informação, o Sindasp-SP encaminhou na tarde de ontem um ofício ao coordenador das unidades prisionais da região do Vale do Paraíba e Litoral, Nestor Pereira Colete Junior, pedindo a apuração da reclamação recebida pelo sindicato.

De acordo com o documento enviado ao coordenador, o Sindasp-SP pediu “celeridade na apuração de tais informações, por se tratar de questão de segurança da unidade e dos funcionários”, descreve. Já no final da tarde de ontem, o coordenador encaminhou a resposta da solicitação do Sindasp-SP.

Em resposta, via e-mail, o coordenador encaminhou a argumentação feita pelo Diretor Técnico III do CDP, Cláudio José do Nascimento Brás, que relata que “os raios 4, 6 e 8, não possuem trava de segurança, porém tal situação não oferece risco eminente aos agentes que ali desenvolvem os suas atividades, tendo em vista que trabalhamos dentro dos padrões de segurança necessários ao perfil desta unidade”.

No entanto, embora destaque acima que tal situação não oferece risco eminente aos agentes e suas atividades, e que trabalham dentro dos padrões de segurança necessários, o diretor relata no final do e-mail: “Esclareço ainda, que esta administração já tem tomado medidas no sentido a sanar tal situação”.

A automatização das unidades prisionais foi uma conquista do Sindasp-SP para a categoria e tem como principal objetivo evitar o contato físico entre agentes penitenciários e detentos, que em diversas situações resulta em agressões contra os funcionários. A automatização é um processo mecânico que possibilita a abertura e a tranca das portas das celas através de um painel eletrônico.