A Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) sediou, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, a 4ª edição da Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho (Sipat). O evento reuniu diretores e funcionários com o objetivo de promover conhecimento e conscientizar os participantes sobre a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. Durante os três dias houve dinâmicas, gincanas, sorteios e outras atividades que reforçam o tema central da Sipat, além de palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/HIV), Tabagismo, Relações Interpessoais, Ergonomia, Qualidade de Vida e Direção Defensiva – essa última, uma das palestras mais aguardadas.
O presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), Ismael Wendel Almeida de Freitas, afirmou que a palestra sobre Direção Defensiva foi a mais cogitada por proporcionar aos ouvintes uma espécie de reciclagem. “As pessoas se interessam mais por esse tema porque a maioria dos servidores da CRC moram em outra cidade, estão sempre na estrada, e a palestra traz oportunidade de relembrar coisas que com o passar do tempo nós acabamos esquecendo”, diz Freitas.
Na capacitação, os condutores receberam instruções sobre: Direção Defensiva e Educação no Trânsito; Segurança no Trânsito; O Condutor; Condições de Trânsito; e Adversidades Ambientais e Noções de Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito. A capacitação teve duração de 8 horas/aula divididas em duas turmas. Além da parte teórica, ministrada pelo agente de escolta e vigilância penitenciária (AEVP) Sidnei Rogério da Silva, da Escola de Administração Penitenciária (EAP). O instrutor também deu aulas práticas, fazendo uma espécie de reciclagem com os participantes.
Para o agente de segurança penitenciária (ASP), Ronei Soares de Souza Filho, a palestra só veio a acrescentar. “Com o passar do tempo nós nos tornamos viciados e adquirimos alguns vícios no trânsito, mas o que mais chamou a minha atenção foi a parte em que o instrutor nos alertou sobre a importância da manutenção preventiva do veículo”, declarou Filho.
Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto
A Sipat do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto aconteceu entre os dias 8 e 10 de novembro. Além de palestras sobre prevenção de acidentes e qualidade de vida no trabalho, a unidade teve como diferencial a ‘Premiação Servidor Solidário’, que valorizou dois servidores (masculino e feminino), por serem doadores de sangue e encerrou com a final do Torneio de Tênis de Mesa e o 2º Torneio de Futebol Sipat 2017.
Fonte: SAP