Criminalidade caiu 40% onde a Força Nacional atuou

Criminalidade caiu 40% nos estados onde a Força Nacional atuou, afirma Senasp

O secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, disse hoje (8) que as intervenções da Força Nacional resultaram em uma queda de 40% da criminalidade nos estados onde atuou. Segundo ele, o meio ambiente também tem sido beneficiado, com a apreensão do que seria equivalente a 7 mil caminhões cheios de toras de madeira.

Os números foram apresentados pelo secretário à Agência Brasil, após sua participação na cerimônia de comemoração do 5º aniversário da Força Nacional.

?Têm sido de grande eficiência as intervenções feitas pela Força Nacional. Os estados onde ela atuou reduziram o índice de criminalidade em 40%?, informou Balestreri.

A Força Nacional já operou no Rio de Janeiro, Espírito Santo, em Alagoas e Goiás – na região próxima ao Distrito Federal, conhecida por Entorno. Atualmente há operações no Pará, Paraná e em Roraima. Segundo o Ministério da Justiça, há operações sendo iniciadas também no Amazonas e no Maranhão.

Balestreri disse que a Força tem atuado em frentes de defesa também do meio ambiente, por meio de parcerias com os ministérios do Meio Ambiente, da Defesa, e com as polícias Federal e Rodoviária Federal.

?Se colocássemos em caminhões a quantidade de toras que foram apreendidas nos estados da região amazônica, por meio dessas parcerias, daria para preencher a caçamba de 7 mil caminhões?, garantiu.

O secretário destacou também a atuação preventiva da Força, auxiliando na proteção das fronteiras do país. ?Com o contingente de aviação e a base aérea que montamos em Mato Grosso do Sul teremos condições de atender as necessidades das fronteiras da Região Sul e também dos estados amazônicos?, disse em referência à Polícia Especial em Fronteiras (Pefron).

Ao todo, 12 estados serão atendidos pelo Pefron, que já foi implantado no Rio Grande do Sul e está sendo intensificado no Amapá.

Fonte: Agência Brasil
IMPRENSA SINDASP-SP