O delegado sindical do Sindasp-SP em Itapetininga, Francisco Roberto Ferreira (Chico), criou um projeto para que a Penitenciária II de Itapetininga passe a ser chamada de “ASP Maria Filomena de Sousa Dias”.
Nascida em São José do Rio Preto, a ex-servidora ingressou na carreira de agente de segurança penitenciária (ASP) em 1996, na Penitenciária II de Itapetininga, onde permaneceu até seu falecimento, em 19/4/2015, aos 58 anos, vítima de infarto de miocárdio.
“Maria Filomena era uma servidora muito competente e responsável, que não media esforços para cumprir da melhor maneira possível com suas atribuições. Face ao exposto, temos a absoluta certeza, de que esta é uma singela e justa homenagem a essa admirável ASP”, disse o delegado do Sindasp-SP.
O projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pelo deputado estadual Edson Giriboni (PV). Projeto de lei nº 1174/2015. De acordo com a tramitação da Alesp, o PL passou pela Comissão de Constituição Justiça e Redação, com voto favorável do relator, deputado Rodrigo Moraes.
O último andamento do projeto ocorreu em 9/03/2016, na Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, com voto favorável.
HISTÓRICO
(Texto do histórico enviado à reportagem pelo delegado do Sindasp-SP)
– Maria Filomena de Sousa Dias, filha de João de Sousa e Luzia Arruda Sousa, nascida em 26/09/1956, natural de São José do Rio Preto.
– Em 1996 ingressou na vida pública na carreira de Agente de Segurança Penitenciária, na Penitenciária II de Itapetininga, onde permaneceu até o dia do seu falecimento.
– Em 2001, ingressou na CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – sendo membro atuante até 2012, período em que trouxe diversos cursos e palestras a todos servidores.
– Em 2004, participou do Programa de Valorização Profissional para Agentes de Segurança Penitenciária, na cidade de Atibaia.
– Em 2006, prestou serviços de apoio juntos ás Unidades Prisionais de Campinas e Atibaia.
– Participou de todos os cursos de aperfeiçoamento de Agentes, oferecido pela Escola de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.
– Foi Diretora Substituta do Núcleo de Portaria, sendo elogiada através de Portaria do Diretor Geral, pela dedicação, comprometimento e empenho em suas atribuições.
– Também foi elogiada através de Portaria do Diretor Geral, por comungar do mesmo sentimento em momentos de dificuldades na Unidade – rebelião.
– Sempre esteve pronta às convocações extraordinárias para prestar serviços.
– Aos 19 dias do mês de abril do ano de 2015, MARIA FILOMENA DE SOUSA DIAS, partiu deste mundo para viver na presença do Senhor.
– Com certeza, pelo seu dinamismo e pelo carinho que dedicava a todos os seus semelhantes, ela continua viva na memória de todos aqueles que tiveram o prazer e a alegria de conhecê-la, bem como, de todos os seus companheiros de trabalho.
– Assim, a homenagem ora solicitada tem o objetivo de demonstrar a amizade e o reconhecimento de todos para com essa grande mulher e eternizar sua memória como excelente companheira e profissional que sempre foi.