Depen abre concurso de remoção de agentes penitenciários

0
30

Pela primeira vez em três anos, desde a inauguração da primeira penitenciária federal, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, disponibiliza a seus servidores 300 vagas para o concurso de remoção entre as quatro unidades em funcionamento. É uma oportunidade para os agentes penitenciários voltarem aos estados de origem.

Serão disponibilizadas 75 vagas para Catanduvas (PR), 35 para Campo Grande (MS), 93 para Porto Velho (RO) e 67 para Mossoró (CE), além de 30 para a sede do Depen, em Brasília.

Para o servidor Nilson Roberto da Silva, lotado em Campo Grande, é a chance de voltar a morar próximo à família. ?Estou aqui há três anos, vou me inscrever para uma vaga em Mossoró. Sou do Nordeste e quero voltar para perto de casa?. Natural de Arcoverde (PE), a 550 quilômetros de Mossoró, ele afirma que rever os amigos será uma forma de motivação. ?Minhas raízes estão todas lá e aqui estou desmotivado para sair. Meu círculo de amizade é restrito?.

As inscrições serão aceitas até o dia 22 de julho, por meio de formulário eletrônico, com apresentação de currículo. Será analisado o tempo de exercício no cargo e, no caso de empate, será utilizada a classificação no concurso público. O resultado está previsto para até 60 dias após o fim das inscrições.

Novos agentes

Desde o dia 13, Brasília sedia o segundo curso de formação dos novos agentes penitenciários, aprovados no concurso público de fevereiro deste ano. Cerca de 350 servidores poderão assumir o cargo a partir de outubro, após o término das aulas da primeira turma, em meados de setembro. A segunda turma, com o mesmo número de alunos, concluirá o curso em dezembro.

Os profissionais recebem noções gerais de direitos humanos, direito penal e tratamento penitenciário. Além disso, são capacitados em técnicas operacionais como armamento, tiro, contenção de distúrbios e uso progressivo da força. O curso tem duração de sete a dez semanas e acontece na Academia Nacional de Polícia, em Brasília.

Fonte: Ministério da Justiça
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.