Depen cria grupo de trabalho para elaborar proposta de lei que regulamentará Polícia Penal no âmbito da União

0
104

O Diretor-Geral do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), por meio da Portaria GAB-Depen nº 498 (11/11/2019), institui o grupo de trabalho para elaborar uma proposta de lei visando a regulamentação da Polícia Penal no âmbito da União. Confira a Portaria GAB-Depen nº 498.

A publicação do Depen se deu em virtude da aprovação da ocorre após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 372/17 pela Câmara dos Deputados no último dia 9. A emenda cria as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal, incluindo a categoria no artigo 144 da Constituição, com os mesmos direitos das outras polícias.

De acordo com o artigo 2º do documento, “compete ao grupo de trabalho: elaborar minuta de projeto de lei que regulamentará a Polícia Penal no âmbito da União; elaborar análise de riscos e viabilidade; elaborar estudos relacionados ao tema”.

O grupo de trabalho deverá apresentar um relatório em 60 dias, mas, se necessário, o prazo pode ser prorrogado pelo diretor do Depen.

Na última segunda-feira (11) a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou a redação final do texto da PEC da Polícia Penal. O relator foi o deputado Gurgel, do PSL. Clique para ler o texto da redação final da PEC 372/2017.

A nova polícia deverá ser vinculada aos órgãos de segurança dos estados e será responsável pelas unidades prisionais. As atribuições deverão ser definidas em leis específicas do Poder Executivo de cada estado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.