Depen se reúne com comitê criado para discutir situação de Pedrinhas

0
29

A diretora de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Valdirene Daufemback, reuniu-se quarta-feira (2) em São Luís, no Maranhão, com autoridades do governo estadual, para avaliar as ações que o Estado vem tomando desde a eclosão da crise no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no final de 2013 e início de 2014. Na época, uma onda de rebeliões e disputas entre facções criminosas resultou na morte de 61 pessoas no presídio.

 

O Ministério da Justiça, por meio do Depen, integra o grupo de trabalho que foi instituído na época para discutir medidas de melhoria da infra-estrutura e da administração prisional. Também compõem o grupo o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, o Poder Judiciário, as Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, de Saúde, de Educação, entre outros órgãos. “O grupo foi criado a partir de uma pactuação entre o governo federal e o governo do Maranhão. Entendemos ser primordial dar continuidade a essa parceria”, ressalta Valdirene Daufemback.

 

Durante a reunião, representantes do governo do Maranhão apresentaram dados sobre o sistema penitenciário local. Segundo autoridades estaduais, houve redução na taxa de homicídios nos estabelecimentos prisionais, bem como o número de rebeliões. As autoridades também mostraram resultados das políticas estaduais de reinserção social de detentos por meio do trabalho e de aplicação de medidas de segurança em pessoas portadoras de deficiência intelectual.

 

Fonte: Ministério da Justiça

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.