Deputado propõe comissão para apurar tragédia em presídio

0
13

Deputado Romero Rodrigues propõe comissão para apurar tragédia no presídio do Róger

O deputado Romero Rodrigues está propondo que a Assembleia Legislativa da Paraíba constitua de imediato uma comissão de parlamentares e convide a Ordem dos Advogados da Paraíba, Comissão de Direitos Humanos, Ministério Público Estadual e Imprensa, no sentido de levantar as atuais condições em que se encontra o Presídio do Róger em João Pessoa, e as razões que levaram à verdadeira tragédia que aconteceu nesta sexta-feira, na capital paraibana.

Foi deflagrada uma revolta dos apenados que começou no Pavilhão ?3? onde foram queimados vários colchões. Os detentos mais atingidos foram os deste setor, pois não conseguiram sair a tempo das chamas se espalharem. Segundo informações, 59 detentos feridos foram encaminhados para o Hospital de Trauma ?Humberto Lucena?. Os agentes penitenciários tiveram que quebrar as paredes do pavilhão para salvar os presos. Foram registradas até agora cerca de cinco mortes.

Ele defende, também, que a comissão apure não apenas o caso do Róger em particular, mas de toda a rede de presídios da Paraíba, no sentido de levantar os problemas e apurar toda a situação, que ele entende ser muito grave e preocupante.

Romero diz que tomou conhecimento de depoimentos de vários familiares de presos, através de emissoras de rádio da capital do Estado, de que os mesmos estariam sendo vítimas de maus tratos, falta de alimentos, e até de pasta de dentes. Disse que essas denúncias foram veiculadas em redes de emissoras de rádio para todo o Estado da Paraíba.

O parlamentar disse que, inclusive, teme que a Paraíba se torne um novo Rio de Janeiro, com o registro de violência incontrolada que tem sido manchetes no mundo inteiro. Lembra, igualmente, o episódio grave como no Carandiru, em São Paulo, quando aconteceu a morte de 111 presos, no episódio que ficou conhecido como o ?Massacre do Carandiru?.

Destacou que a Paraíba está ?bastante preocupada com os índices de violência que têm se registrado nos últimos dias, com assaltos a agências bancárias, assassinatos, seqüestros, atentados à vida humana, e toda a sorte de crimes, enquanto que o Governo do Estado se mostra sem condições de garantir à segurança e à paz à sociedade, que está assustada com a criminalidade que tem aumentado consideravelmente?.

GREVE DA SEGURANÇA PÚBLICA

Romero lembra, inclusive, que com ?a omissão do Governo do Estado, com a falta de preocupação para com o problema da segurança pública e a total incapacidade para gerir este setor, os delegados da Polícia Civil estão em greve em busca de melhores salários e de condições de trabalho?. Três tendas acomodam os grevistas da Policia Civil (delegados e agentes) e defensores públicos, todas localizadas na Praça João Pessoa, na capital do Estado, enquanto que deveriam está trabalhando nos seus postos de trabalho, ?exatamente pela falta de apoio do governo estadual a essas categorias, que prestam relevantes e indispensáveis serviços à sociedade, e estão sendo desprestigiadas?.

Romero confirmou que, na próxima terça-feira, às 10 horas, os delegados da Polícia Civil, peritos da Polícia Civil e os defensores públicos estarão participando de Sessão Especial, na Assembleia Legislativa. A propositura do requerimento é de autoria do deputado Romero Rodrigues. Ele havia sido procurado pelos delegados Isaias Olegário e Nilo Tavares, que falou em nome de todos, prontamente confirmou a presença, tendo recebido o deferimento por parte da presidência da Casa.

Fonte: ClickPB
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.