Detento joga café no rosto de ASP da penitenciária de Marabá e ameaça agredir fisicamente

0
86

 

 

Um agente de segurança penitenciária (ASP) foi ameaçado de agressão física na manhã de ontem na penitenciária de Marabá Paulista. Em entrevista ao Sindasp-SP, o servidor disse que o fato ocorreu ontem pela manhã, às 7h, no raio seis, na soltura para o Sol e visitas.

 

O ASP disse que foi abrindo os cadeados das portas do raio e, ao passar pela cela seis, o detento jogou café quente em direção a seu rosto. Com agilidade o agente penitenciário conseguiu se desviar, mas ainda assim foi atingido nas costas, sem maiores danos.

 

“O detento tentou partir para cima e me agredir, mas a porta ainda estiva trancada. Ele começou a xingar, seu objetivo era me agredir fisicamente”, disse o ASP.  

 

Após a tentativa de agressão o raio foi trancado e não houve visitas. Nos outros raios as visitas ocorreram normalmente. De acordo com o funcionário, o detento foi encaminhado ao pavilhão disciplinar e provavelmente nesta segunda-feira (18) encaminhado para a tranca na penitenciária I de Presidente Venceslau.

 

O ASP disse que tentou fazer boletim de ocorrência na Delegacia de Marabá, mas não foi possível. Segundo ele, a escrivã disse que o boletim somente poderá ser feito após o envio do “comunicado de eventos” pela unidade.

 

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a população prisional da unidade de Marabá tem capacidade para 844 detentos, mas a população atual é de 1588, praticamente o dobro da capacidade.

 

O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, encaminhou ofício ao coordenador das unidades prisionais da região Oeste do Estado (Croeste), Roberto Medina, pedindo a automatização com urgência da unidade.

 

A automatização das unidades prisionais foi uma conquista do Sindasp-SP junto ao governo em 2012 e tem como principal objetivo evitar o contato físico entre agentes penitenciários e detentos. A automatização é um processo mecânico que possibilita a abertura e a tranca das portas das celas à distância, através de um painel eletrônico.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.