Detentos de presídio em Pernambuco realizam motim

Detentos do Presídio Agente Penintenciário Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), no Complexo Prisional do Curado, realizaram um motim no início da tarde desta segunda-feira (4). De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a transferência de um dos presos, conhecido como Tonhão, da unidade teria motivado a rebelião.

Em cumprimento à ordem judicial a pedido da Seres, o detento foi transferido para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Lima (Cotel), em Abreu e Lima. Ele teria desobedecido várias ordens de segurança. Para conter o motim, foram acionados o Batalhão de Choque e do Grupo de Operações e Segurança (Gos/Seres).

O Batalhão teria chegado ao Pamfa por volta das 14h e os agentes, junto com o Gos, estão agrupados no pátio do local. Na unidade Frei Damião, os presos jogam bola na quadra. Não houve feridos e no momento a situação está controlada.

Outras transferências

Segundo um diretor do Sindicado dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE), outras duas pessoas foram transferidos na tarde desta segunda-feira (4). Os detentos foram para as unidades prisionais de Frei Damião e Igarassu por solicitação dos próprios.

Fonte: Folha PE