Inicio Geral Dia do Servidor Penitenciário: solenidade homenageou trabalhadores

Dia do Servidor Penitenciário: solenidade homenageou trabalhadores

0

Servidores penitenciários da Capital e interior estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (23), no auditório da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), em Campo Grande, para celebrar o dia dedicado aos integrantes da categoria. Autoridades ligadas à justiça e segurança pública, representantes do executivo municipal e estadual, juntamente com familiares dos trabalhadores prestigiaram a solenidade, que reuniu mais de 300 convidados.

Instituída pela lei nº 3412, de 17 de agosto de 2007, a data celebrada oficialmente em 25 de setembro, demonstra valorização e reconhecimento pelos mais de 1300 técnicos penitenciários que exercem suas atividades nas áreas de assistência e perícia, segurança e custódia e apoio operacional nas 42 unidades penais de Mato Grosso do Sul.

O início da cerimônia, organizada pela diretoria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) foi marcado pela execução da Canção do Servidor Penitenciário, e apresentação de um vídeo institucional, que retratou do cotidiano daqueles que exercem trabalho em prol ao sistema penitenciário do Estado.

Presente no evento, o secretário de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini, que representou o governador do Estado, André Puccinelli, destacou os avanços da categoria em 30 anos de criação, citando a servidora aposentada Ivone de Azevedo, porque sua trajetória esta vinculada a história da Agepen.

‘Uma instituição demonstra o seu valor quando valoriza e preserva sua história. E também quando cria instrumentos para manter sempre presentes os valores morais que norteiam a sua missão’, disse.

O hino do servidor penitenciário deve fazer parte do cotidiano de vocês porque sedimenta os princípios do trabalho desempenhado diariamente. E a cada vez que é cantado, se renova o compromisso que cada um tem com o sistema penitenciário do Estado, destacou.

Vocês estão de parabéns pelo trabalho realizado. E o trabalho de vocês não se resume apenas a custodiar, como muitos pensam. Mas sobretudo, de educar, de profissionalizar, de recuperar, preparando o detento para retornar ao convívio social com novas oportunidades’, finalizou.

‘Nossa população carcerária atual que é mais de 10 mil internos, e nosso sistema é considerado calmo, graças ao trabalho e dedicação de todos os senhores que atuam nas unidades penitenciárias de MS. Vocês merecem todo nosso reconhecimento’, ressaltou o diretor-presidente da Agepen, tenente coronel Deusdete de Oliveira Filho. Ele, juntamente com o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários, Fernando Anunciação, entregou ao secretário Wantuir Jacini uma agenda de trabalho contendo os principais objetivos e necessidades dos integrantes da categoria com metas de curto, médio e longo prazo, para o período de 2009/2011.

Durante o evento também foram prestadas homenagens a personalidades que contribuíram para o engrandecimento da categoria. Entre os agraciados estão a desembargadora Marilza Lúcia Fortes, ex servidora da Agepen; o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Geraldo Garcia Orti. Também receberam homenagens diversos servidores que atuaram em comissões de trabalho destinadas a criar manuais, procedimentos e iniciativas que colaboraram para melhorar o atendimento das medidas de segurança e também a instituir uma identidade para os integrantes da Agepen, perante a sociedade sul-mato-grossense, como a criação da Canção do Emblema e do Uniforme. Todas as comissões foram criadas na administração do então diretor da agência, Coronel Hilton Villasanti Romero.

Participaram da solenidade o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini; o diretor presidente da Agepen, tenente coronel Deusdete de Oliveira Filho; o juiz federal integrante da Comissão Nacional de Justiça (CNJ), Roberto Lemos dos Santos Filho; o deputado estadual, coronel José Ivan de Almeida; o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siuffi, superintendentes da Sejusp, entre outras autoridades.

Fonte: PortalMS, com informações da Sejusp
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile