O Diretor Administrativo da Sede Regional do Sindasp-SP em Marília, Luciano Novaes Carneiro, e o deputado estadual sargento Neri (AVANTE), estiveram no final da manhã desta sexta-feira (12) em visita aos agentes de segurança penitenciária (ASP) da Penitenciária de Álvaro de Carvalho.
O deputado é membro da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e esteve na unidade a convite do sindicalista. Eles foram recebidos pelo diretor da unidade, Leonardo Zambrini Fachiolli e pelos funcionários.
De acordo com o deputado, o objeto da visita é observar a qualidade das instalações para atender os funcionários e a também a questão da alimentação.
Conforme o diretor regional do Sindasp-SP, um dos principais pontos discutidos na visita foi a questão que vinha ocorrendo sobre a constante falta de água na Penitenciária de Álvaro de Carvalho, e que agora já está resolvido. “O problema foi sanado”, disse o diretor do Sindasp-SP. O diretor havia recebido diversas reclamações sobre o problema e oficiou secretário de Estado da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo, pedindo providências, uma vez que, tanto os detentos quanto os funcionários da unidade estavam sofrendo com o racionamento de água.
Durante a visita o parlamentar conheceu a ala de progressão, um sistema avançado de bloqueador de celular, que inclusive impede o sobrevoo de drones. O deputado também visitou a horta e as salas de descanso e alimentação dos funcionários da unidade. “O que interessa pra mim é se o funcionário tem condições de trabalhar e se ele tem uma boa instalação. O Sindasp-SP pode contar comigo a qualquer hora”, disse. Confira abaixo o vídeo gravado pelo parlamentar durante a visita.
De acordo com o diretor do Sindasp-SP, o deputado falou também sobre pedidos feitos por ele para que a escolta de presos seja feita pelos agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs) e para que seja instituído o sigilo absoluto das informações pessoais dos agentes penitenciários e demais agentes públicos vinculados às Secretarias de Segurança Pública e da Administração Penitenciária.