Diretor do Sindasp se reúne com coordenador da região Noroeste e pede melhorias em unidades de Álvaro de Carvalho, Getulina e Marília

Colaborou com a reportagem, Gian Nascimento (estagiário da Assessoria de Imprensa)

O diretor Regional do Sindasp em Marília, Luciano Novaes Carneiro, acompanhado do delegado do sindicato nas penitenciárias I e II de Balbinos e de Pirajuí, Euclides Zacari Filho, esteve ontem (03) reunido com o coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), Carlos Alberto Ferreira de Souza.

O objetivo do encontro foi pedir algumas melhorias para as penitenciárias de Álvaro de Carvalho e Getulina e para o anexo semiaberto da Penitenciária de Marília.

Para Álvaro de Carvalho, os sindicalistas solicitaram o fechamento das janelas que ficam aos fundos das celas nos quatro pavilhões da unidade. “Sem essas janelas, o contato entre os servidores e os presos diminui, já que elas dão acesso ao pátio da unidade e a área externa”, diz Carneiro, que completa: “Outra melhoria é que com o fechamento destas janelas, o risco de fuga chega ao fim. Atualmente muitos detentos tentam serrar as grades e escapar por este espaço”.

Souza prometeu abrir um estudo de custo para o fechamento das janelas e em breve responderá ao Sindasp-SP sobre a possibilidade.

Já para a penitenciária de Getulina, foi pedida ao coordenador a reforma da cozinha da unidade, que segundo os sindicalistas deixam os agentes de segurança penitenciária (ASPs), que trabalham no local, vulneráveis aos presos. Como resposta, Souza autorizou um cronograma de reforma que visa colocar vidros e grades entre os detentos e os ASPs.

Por fim, os representantes do Sindasp-SP pediram ao coordenador mais rádios (HTs) para o semiaberto de Marília, que não contém um número suficiente para todos os trabalhadores. Souza se comprometeu a remanejar HTs de outras unidades ao presídio.

Os sindicalistas aproveitaram o encontro para agradecer a Souza pelas automatizações já realizadas na penitenciária de Álvaro de Carvalho e de Getulina e também pelos serviços prestados aos servidores. O coordenador encerrou a reunião com a promessa de distribuir uniformes aos ASPs da região no segundo semestre deste ano.