DIRETOR DO SINDASP SOLICITA PEDIDO PARA O SECRETÁRIO DA SAP SOBRE EXAMES EM PRESOS QUE MANIPULAM ALIMENTOS E NA QUALIDADE DA ÁGUA DAS UNIDADES PRISIONAIS

0
1109

O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo/Policiais Penais (Sindasp-SP), com sede estadual em Presidente Prudente, enviou através do Diretor Administrativo da Regional de Marília representada pelo Agente de Segurança Penitenciário Luciano Novaes Carneiro, nesta terça-feira (17), solicitar que seja estabelecido junto ao Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (G.Q.VIDAS.S./SAP), a realização periódica de exames em sentenciados que manipulam alimentos nas unidades prisionais e também controle da qualidade da água nos presídios do Estado.

Para tal solicitação o diretor se baseou na N.R.-7 do Ministério do Trabalho que através do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (P.C.M.S.O.), que tem por finalidade rastrear as doenças relacionadas a cada profissão, sendo que nesse caso temos por finalidade evitar a Doenças Transmitidas por Alimentos (D.T.A.), no trabalhador penitenciário.

Dessa forma, os presos que laboram na manipulação de alimentos por analogia podem sim serem transmissores involuntários de doenças tanto aos trabalhadores como aos demais encarcerados.

De acordo com a Portaria nº 326 S.V.S./M.S. de 30 de julho de 1997, os manipuladores de alimentos não podem ter patologias ou lesões na pele, mucosas, e unhas e também não podem possuir ferimentos ou cortes nas mãos e braços; infecções oculares ou orofaríngeas e infecções gastrointestinais crônicas ou agudas.

Dessa forma, o diretor Luciano protocolou o mesmo pedido a início ao presidente da C.I.P.A. da Penitenciária de Marília, local onde laboro, tendo como finalidade obter uma resposta; também espero que seja normatizado pela secretaria  exames periódicos em sentenciados de Bacilo de Koch, hepatite A, Hemograma, Coprocultura e Coproparasitologico.

O diretor também fez um pedido ao Secretário que existe a necessidade de exames na qualidade de água que é fornecida a todos nas unidades, pois devido a alta insalubridade e pouca condições de manter totalmente limpo as áreas de segurança contribuem para a presença de roedores; ainda existem unidades que possuem criação de porcos.

Lembramos que o SINDASP-SP busca acima de tudo a qualidade de vida aos Policiais Penais, fato que corrobora para aludirmos em questionamentos todas as esferas da administração.

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.