Diretor do Sindasp-SP participa de reunião da CCM do Iamspe em SP: marcação de consultas é o maior problema enfrentado pelos servidores

“As reuniões são bancos de reclamações”

Carlos Vitolo

Assessor de imprensa do Sindasp-SP
imprensa@sindasp.org.br

A Comissão Consultiva Mista do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) esteve reunida no último dia 1º no salão nobre do Hospital do Servidor Público Estadual.

O Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo) foi representado pelo diretor suplente de Saúde, Carlos Alberto B. Peretti.

De acordo com o diretor do Sindasp-SP, entre os assuntos, a pauta da reunião da CCM tratou de uma série de reclamações gerais em relação ao atendimento do Iamspe.

De acordo com o diretor do Sindasp-SP, as reclamações nunca são resolvidas, pois “as reuniões não têm voz ativa”, argumentou. Segundo Peretti, as reclamações são antigas. “As reuniões são bancos de reclamações”, ressaltou o diretor.

Foi relatado que em São José do rio Preto, alguns hospitais credenciados ao Iamspe não estariam realizando o atendimento aos servidores por falta de pagamento. Um servidor procurou atendimento à Santa Casa local e não foi atendido, com isso, ele registrou um boletim de ocorrência, já a Santa Casa é credenciada pelo Iamspe e não realizou o atendimento. Também há informações de que, possivelmente, alguns médicos estariam cobrando por fora para efetuar o atendimento. O diretor levou o assunto à secretária de Estado de Gestão Pública, Cibele Franzese, e a mesma disse que isso é crime e que o caso será investigado.

Também foi discutido na reunião a dificuldade de longa data que existe para se conseguir hospitais para credenciamento do Iamspe nas cidades de Bauru e Santos.

Em Presidente Prudente, alguns médicos ginecologistas da Santa Casa não estariam realizando o devido acompanhamento durante o parto devido ao baixo valor dos procedimentos pagos pelo Iamspe. De acordo com Peretti, o diretor do Departamento de Convênios e Assistência Médica (DECAM) do Iamspe, Wagner Luiz Mourão Magosso, destacou que diversos médicos estariam se “rebelando” contra alguns planos de saúde e, inclusive, contra o Iamspe. Magosso se comprometeu em ir até Presidente Prudente para verificar o problema e analisar novas possibilidades de convênios. Segundo o diretor, não se sabe qual o motivo e, possivelmente, outras especialidades médicas também deverão aderir ao “não acompanhamento”.

De acordo com Peretti, a marcação de consultas é o maior problema enfrentado pelos servidores. O agendamento de consultas é feito site www.iamspe.sp.gov.br, no entanto, nem sempre há vagas para que o servidor agende um horário em determinadas especialidades.

Acessamos o site (em 5/3/2012), efetuamos o login conforme é solicitado o número de inscrição da carteirinha do Iamspe e a data de nascimento do usuário. (veja imagem abaixo)

Na sequência, tentamos agendar uma série de especialidades, no entanto, fomos informados de que não havia vagas através da mensagem “nenhuma vaga disponível”. Confira abaixo as imagens das especialidades em que tentamos agendar consultas e que não foi possível:

AMBULATÓRIO: “nenhuma vaga disponível”

OFTALMOLOGIA: “nenhuma vaga disponível”

OSTEOPOROSE: “nenhuma vaga disponível”

PSIQUIATRIA ADULTO: “nenhuma vaga disponível”

NUTRIÇÃO: “nenhuma vaga disponível”

NEURO-CLÍNICA: “nenhuma vaga disponível”

NEFROLOGIA: “nenhuma vaga disponível”

MEDICINA FISICA GERAL: “nenhuma vaga disponível”

MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE: “nenhuma vaga disponível”

GASTRO CLÍNICA: “nenhuma vaga disponível”

ENDOCRINOLOGIA: “nenhuma vaga disponível”

DERMATOLOGIA: “nenhuma vaga disponível”

CLÍNICA MÉDICA: “nenhuma vaga disponível”

CIRURGIA VASCULAR: “nenhuma vaga disponível”

ACUPUNTURA: “nenhuma vaga disponível”

Na semana passada, Peretti aproveitou a reunião do Sindasp-SP com a secretária de Estado de Gestão Pública para apontar algumas dificuldades que o Iamspe vem passando, como por exemplo, o atendimento dos exames laboratoriais que não suprem as necessidades dos servidores.

O diretor também comentou sobre a possibilidade de os servidores aposentados voltarem a ser atendidos pelo Iamspe e a questão dos 2% da parte do governo que não estão sendo repassados ao instituto, já que somente é descontado a contribuição de 2% dos servidores e agregados.

Peretti disse que a secretária ficou surpresa com o que foi relatado e solicitou um relatório completo do Sindasp-SP apontando todos os problemas que vêm ocorrendo com o Iamspe.

Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do crédito do jornalista e da Instituição Sindasp-SP (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais)