Diretores do Sindasp deixam a Itália no domingo e trazem na bagagem a experiência da melhor Polizia Penitenziaria do mundo

Diretores do Sindasp-SP e policiais penitenciários do Sappe

Depois de uma semana inteira e da agenda repleta de compromissos, os diretores do Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo) deixarão a Itália de volta ao Brasil neste domingo (1º). (Fotos no final da reportagem).

Os diretores chegaram a Roma no domingo (24) e foram recepcionados pelo Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria (S.A.P.Pe.), com o objetivo de conhecerem de perto a Polizia Penitenziaria e o sistema penitenciário italiano.

As delegações do Sindasp-SP e do Sappe, visitaram penitenciárias italianas, escolas de formação da Polizia Penitenziaria, departamento operacional para a gestão de prisioneiros perigosos, líderes do governo italiano, “Museo Criminologico” (Museu Penitenciário), Gruppo Operativo Mobile (GOM), entre outros.

Durante a estadia na Itália, os diretores do Sindasp-SP puderam conhecer a dimensão da estrutura e da organização da Polizia Penitenziaria e do sistema penitenciária italiano.

Ao visitar a escola de formação, o presidente Grandolfo foi convidado a discursar aos novos policiais penitenciários e ressaltou o exemplo da Polizia Penitenziaria para todo o mundo e principalmente para o Brasil, que pretende criar a Polícia Penal através da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04. Diante dos alunos italianos, o presidente do Sindasp-SP disse que os agentes penitenciários brasileiros querem “sentir o mesmo orgulho” que os policiais penitenciários italianos sentem em servir a Polizia Penitenziaria.

Neste último dia de visita, o Sindasp-SP e o Sappe visitaram a sede do Gruppo Operativo Mobile (GOM), que é um grupo preparado para agir a qualquer momento (uma espécie de GIR – Grupo de Intervenção Rápida – existente no sistema penitenciário do Estado de São Paulo). Visitaram ainda uma penitenciária masculina e outra feminina, ambas na capital italiana. Também conheceram um núcleo de estudos de armas letais e não-letais, o NIC. Neste centro de estudos são analisadas e estudadas todas as armas a serem utilizadas pela Polizia Penitenziaria com o objetivo aprovarem o não o armamento.

Por fim, os agentes penitenciários diretores do Sindasp-SP retornaram para a sede do Sappe onde receberam diversas homenagens dos policiais penitenciários italianos. Confira abaixo as fotos do último dia e das homenagens.

“Aprendemos muito nos dias de convivência direta com os policiais penitenciários italianos, ao retornarmos para o Brasil, tentaremos apresentar a experiência da Polizia Penitenziaria Italiana ao governo brasileiro, ao Congresso Nacional e às Assembleias Legislativas, quem sabe assim as autoridades tomem consciência da importância da criação da Polícia Penal na federação e nos estados”, declarou o presidente Grandolfo, ao agradecer os diretores do Sappe.

A visita do Sindasp-SP à Itália não seria possível sem o apoio total dos policiais penitenciários do S.A.P.Pe., que ofereceram toda a estrutura necessária para o intercâmbio. “Quero agradecer aos policiais penitenciários italianos, aos diretores do Sappe, diretores e comandantes das unidades prisionais, ao GOM, à chefe do Departamento da Administração da Polizia Penitenziaria Italiana, Simonetta Matone, pela acolhida ao Sindasp-SP e pela experiência marcante, inovadora e inesquecível”, finalizou o presidente Daniel Grandolfo.

A comitiva do Sindasp-SP foi formada pelos seguintes diretores: Daniel Grandolfo (Presidente), Valdir Branquinho (Vice-presidente), Gláucio Reinaldo M. Pereira (Primeiro secretário), Gilmar Pereira de Oliveira (Diretor sócio-cultural), Carlos Alberto B. Peretti (Suplente de Saúde) e Andrey Rodrigues Silva (Suplente de Esportes).

Pontos para recordar:

Despesas da viagem: os dirigentes italianos ofereceram estadia, alimentação e transporte para a comitiva do Sindasp-SP e arcaram com tais despesas. No entanto, cada diretor do Sindasp-SP arcou com sua passagem de ida e volta. O Sindasp-SP não ofereceu nenhuma ajuda financeira, ou de qualquer outra natureza aos diretores que se dispuseram a participar da visita à Itália. E nem poderia ser diferente, visto que a gestão atual preserva o nome da instituição e de cada filiado, administrando a entidade com transparência. Qualquer outro tipo de conversa que possa surgir em relação à viagem dos diretores, não passa de “factoide” criado apenas para tentar denegrir a imagem da instituição, dos diretores e dos filiados.

Polizia Penitenziaria Italiana: a instituição é o melhor exemplo de organização pelo qual o Brasil deve se espelhar para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que cria a Polícia Penal, e que visa incluir o sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal, reconhecendo o mesmo como instituição inerente à Segurança Pública. Com a criação da Polícia Penal, deverão ser acrescentados dois incisos na Constituição: Polícia Penal Federal e Polícia Penal Estadual.

Convidados: o Sindasp-SP convidou diretores do Sindcop (Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema penitenciário Paulista) e de diversas outras entidades sindicais para comporem a comitiva rumo à Itália, no entanto, por motivos pessoais, não estiveram presentes.

Secretário-geral do Sappe, Donato Capece e presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo

Ao centro, o Comandante geral do GOM e o Secretário-geral do Sappe, Donato Capece, com os diretores do Sindasp-SP

Reunião entre Sindasp-SP, Sappe e Comandante geral do GOM, Secretário-geral do Sappe, Donato Capece, e Daniel Grandolfo do Sindasp-SP

Comandante geral do GOM e presidente do Sindasp-SP