Diretores do Sindasp irão à Itália conhecer Polizia Penitenziaria Italiana

A Diretoria Executiva do Sindasp-SP recebeu e aceitou o convite para conhecer a Polizia Penitenziaria Italiana.

A viagem já está marcada para o mês de junho e o convite foi feito pelo Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria (S.A.P.Pe.) através do Segretario Generale Donato Capece.

Sem dúvidas, a Polizia Penitenziaria Italiana, é o melhor exemplo de organização pelo qual o Brasil deve se espelhar para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que cria a Polícia Penal, e que visa incluir o sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal, reconhecendo o mesmo como instituição inerente à Segurança Pública. Com a criação da Polícia Penal, deverão ser acrescentados dois incisos na Constituição: Polícia Penal Federal e Polícia Penal Estadual.

Desde janeiro deste ano, que o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, tem mantido contato com os representantes do Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria e tratado sobre a ida de alguns diretores da Executiva até Itália, em Roma, para conhecerem de perto o exemplo de organização e eficácia que é a Polizia Penitenziaria Italiana.

Não bastasse o convite, os dirigentes italianos ainda fazem questão de arcar com as despesas dos representantes do Sindasp-SP, conforme destaca o texto. “Nell’ambito della nostra notoria ospitalità italiana siamo perciò lieti di offrirvi La permanenza nella città di Roma, sede generale del nostro Sindacato, come nostri ospiti”. (Como parte da nossa conhecida hospitalidade italiana temos o prazer de lhe oferecer ficar na cidade de Roma, sede da nossa União, como nossos convidados).

De acordo com o convite, a delegação do Sindasp-SP terá permissão para visitar as penitenciárias italianas, uma escola de formação da Polizia Penitenziaria, um departamento operacional para a gestão de prisioneiros perigosos e líderes do governo italiano.

“Essa é uma grande oportunidade e certamente apresentaremos ao governo brasileiro, ao Congresso Nacional e às Assembleias Legislativas, a importância da criação da Polícia Penal na federação e nos estados”, disse o presidente Grandolfo.

Confira abaixo o convite encaminhado ao Sindasp-SP pelo Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria

Giovanni Tamburino, Capo del Dipartimento dell’Amministrazione Penitenziaria, è nato a Montebelluna nel 1943. Magistrato con una lunga carriera alle spalle, iniziata già nel 1974 a Padova, quando appena 31enne portò alla luce l’organizzazione eversiva e neofascista della Rosa dei Venti. Fa parte del Consiglio Superiore della Magistratura dal 1981 al 1986 divenendo successivamente vicepresidente dell’Associazione Nazionale Magistrati. Al Dap dal 1999 al 2005, è stato direttore dell’Ufficio studi e ricerche del Dipartimento e direttore e fondatore nel 2001 della rivista Le Due Città. E’ stato presidente del Tribunale di Sorveglianza di Venezia, coordinatore nazionale dei Magistrati di Sorveglianza e Presidente del Tribunale di Sorveglianza di Roma fino alla nomina a Capo del DAP conferita il 6 febbraio 2012.