Diretores do Sindasp visitam mecanização da Penitenciária de Junqueirópolis

Diretores do Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo) estiveram em visita na última sexta-feira (22) na Penitenciária Junqueirópolis para conhecerem o processo de mecanização das celas desenvolvido na unidade.

Estiveram presentes o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, o Diretor (Suplente) de Saúde, Carlos Peretti, o Diretor de Aposentados, Alessandro Nunes, e o jornalista Carlos Vítolo. Os representantes do Sindasp-SP foram recebidos pelo Diretor Geral, Waldomiro Serles Junior, e por sua equipe de trabalho.

O diretor da penitenciária apresentou aos sindicalistas um raio da unidade que passou por reformas, pintura e que está todo mecanizado. São 33 celas, mais o banheiro e igreja, totalizando 36 portas mecanizadas naquele raio, restando somente a parte de iluminação para finalizar os serviços.

De acordo com o auxiliar (oficial) de serviços, Onorfo Angelo Nespolo, responsável pelo desenvolvimento da mecanização das portas da unidade, há material pronto para mecanizar mais um raio e a ideia é mecanizar a unidade inteira. Nespolo atua há 14 anos na unidade. “Gosto de fazer esse tipo de coisa, vou fazer tudo o que eu puder para ajudar, depois vou embora e tudo fica”, disse o servidor que deverá se aposentar em cinco anos.

Em relação ao funcionamento, de acordo com Nespolo, o agente aciona (manualmente) a alavanca para abrir ou fechar a porta da cela.

Diversos servidores colaboram com Nespolo na produção de material e instalação da mecanização: José Nobuo Morita, Eliezer Gama, Adilson Andreo, Carlos Santos Fornarole. Ainda de acordo com Nespolo, há outros que colaboram na parte da reforma, que feita pelos próprios agentes de segurança penitenciária.

Aulas: durante a visita, o diretor da unidade apresentou a sala onde são ministradas aulas de defesa pessoal nas categorias de judô, jiu-jitsu, boxe e tonfa, aos servidores. Uma vez na semana é feito treinamento operacional.

CIR: Os diretores do Sindasp-SP também conheceram a base operacional do CIR (Célula de Intervenção Rápida), muito bem organizada e equipada, o que demonstra apoio da direção da unidade.

Aliás, vale lembrar que, em 24/09/2009, o Diário Oficial publicou uma nova Resolução SAP – 262, (23/09/2009), modificando as disposições constantes da Resolução SAP- 155, de 19/06/2009, que havia reeditado a Resolução SAP-69, de 20/05/2004, que instituiu o GIR e a CIR. Leia reportagem.