Inicio Geral Dois programas de Prevenção e Promoção à Saúde do Iamspe vão disputar...

Dois programas de Prevenção e Promoção à Saúde do Iamspe vão disputar 8º Prêmio Covas

0

Ações são voltadas para portadores de diabetes e câncer de mama. Premiação do Governo do Estado reconhece iniciativas inovadoras que melhoram qualidade dos serviços públicos

 

Dois bem-sucedidos programas de saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) participam este ano da 8ª edição do Prêmio Mario Covas: o Programa de Monitoramento de Diabéticos à Distância e o Programa de Acompanhamento de Mamografias para Agilizar Tratamento do Câncer de Mama.

 

O Prêmio Mario Covas é um reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo a iniciativas inovadoras e de excelência que melhorem a qualidade dos serviços públicos e contribuam para elevar o bem-estar dos cidadãos.

 

O Programa de Monitoramento de Diabéticos à Distância do Iamspe, também conhecido como Telemedicina, foi desenvolvido pelo Serviço de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), administrado pelo Iamspe. Atualmente, o programa conta com 1.046 pacientes inscritos.

 

Desde o seu lançamento, em setembro de 2010, o Telemedicina tem trazido resultados significativos de melhora do estado de saúde dos pacientes. Nos 12 primeiros meses do programa, o número de pacientes participantes que ficaram internados teve redução de 73%. O tempo médio de internação passou de seis para três dias. Entre os que procuraram atendimento no pronto-socorro do HSPE, a redução foi de 64%. O programa faz o acompanhamento de pacientes em tratamento com insulina, que recebem um glicosímetro individual e personalizado para realização de exames diários de glicemia em casa.

 

O aparelho armazena os dados dos exames que semanalmente são enviados pela internet ao médico por meio de uma unidade de recepção e comunicação de dados, instalada no HSPE. Ao sinal de alterações significativas nos resultados dos exames, o sistema envia automaticamente um alerta para o e-mail do médico que avalia a situação e determina alterações no tratamento. Em alguns casos, é agendada uma consulta de emergência para o paciente. O programa deve ser ampliado para cidades do Interior ao longo de 2012.

 

Prevenir

 

O Iamspe também participa do Prêmio Mario Covas com o Programa de Acompanhamento e Revisão de Mamografias para Agilizar Tratamento do Câncer de Mama. A inovação desse programa foi a gestão de risco das pacientes e a articulação de diferentes serviços médicos para antecipar procedimentos e contribuir para o diagnóstico precoce da doença.

 

O programa adotou o sistema Bi-rads (Breast imaging reporting and data system), recomendado pelo American College of Radiology, que classifica as mamografias em categorias conforme o grau de risco para o câncer. Foram revisadas as mamografias de 14.235 pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual, feitas entre maio de 2010 e maio de 2011.

 

Para estimular o diagnóstico precoce, as pacientes cujas mamografias foram classificadas nas categorias 4 e 5, de maior risco para o câncer de mama, foram convidadas a fazer parte do programa de acompanhamento, que confirmou nove casos da doença.

 

O sucesso do tratamento do câncer de mama está relacionado à precocidade do diagnóstico. A ação conjunta do Programa Prevenir do HSPE, do Serviço de Ginecologia) e do Serviço de Radiologia permitiu agilizar o diagnóstico, a marcação de consultas e o tratamento, de modo a evitar um atraso que poderia reduzir a expectativa de vida das pacientes.

 

Fonte: IAMSPE

__________________
IMPRENSA SINDASP-SP

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile