EAP capacita cerca de 5 mil AEVP’s em cursos de especialização

0
22

Iniciam neste mês os cursos de especialização técnico profissional para agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs), com a participação estimada de 5.573 servidores. Os cursos são oferecidos nas modalidades presencial e a distância, pela Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP), por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de ASP (CFaasp).

 

Realizado na modalidade presencial, o curso de especialização “Armamento e Tiro” é composto por 20 horas/aula e visa o aprimoramento técnico no manuseio e operação das armas de fogo, utilizadas pelos AEVPs em suas funções e propõe exercícios operacionais com verbalização e técnicas de negociação. O curso será ministrado por instrutores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio de termo de cooperação técnica, firmado entre as secretarias de Segurança Pública e Administração Penitenciária. O início está previsto para o mês de novembro; as datas serão divulgadas com antecedência pela EAP.

 

Oferecido na modalidade a distância, o curso de especialização Técnico-Profissional objetiva ampliar os conhecimentos e habilidades sobre os temas relacionados à prática das atividades desenvolvidas pelo AEVP, com os temas: Prática do Serviço de Escolta, Ética na função do AEVP, Técnicas de Algemação e Condução de Presos, cada um com 20 horas/aula e o aluno pode cursar os três temas. O curso será iniciado em 13 de outubro e terminará em 27 de novembro.

 

“O curso é focado na verbalização e negociação em momentos de crise, dentro do âmbito da segurança externa das unidades prisionais”, destaca o diretor do CFaasp, Fabiano Doretto Pagioro. Sobre a especialização “Armamento e Tiro”, que é parte integrante do programa de formação técnico profissional continuado, que o CFaasp implementou desde 2014 para as principais categorias funcionais da SAP. O diretor também apresenta como novidade, o desenvolvimento do curso em grande parte das unidades prisionais em estandes da própria instituição, maximizando os resultados pela melhor preparação dos cenários e também apoio logístico/administrativo.

 

Sobre a modalidade a distância, Pagioro afirma que todos os servidores do cargo serão inscritos e somente precisam validar participação na plataforma EAD da EAP (eapsp.net). A participação é aberta a todos os AEVP’s em exercício, exceto aos que estão realizando o curso de formação técnico-profissional, voltado para os ingressantes no cargo. Os certificados para os concluintes da especialização, tanto na modalidade presencial quanto a distância, serão válidos para a promoção por merecimento.

 

Para as inscrições na especialização “Armamento e Tiro”, o candidato deve procurar os centros de escolta ou de vigilância penitenciária das unidades prisionais. Para a efetivação da participação no curso de especialização na modalidade a distância, o servidor deve acessar na Internet a página eapsp.net ou o blog da EAP em http://escolapenitenciaria.blogspot.com.br. Para mais informações é possível entrar em contato através do correio eletrônico atendimentoead@eap.sp.gov.br.

 

Fonte: Secretaria da Administração Penitenciária

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.