A saga da reforma do pronto-socorro do Hospital do Servidor Público Estadual, finalmente, chegou ao fim desta quarta-feira (21). Os pacientes que buscaram o atendimento foram recebidos no novo espaço. Inaugurado na segunda-feira, o funcionamento das novas instalações estava prometido para terça-feira, mas só ocorreu nesta quarta.
O cenário visto pelo DIÁRIO na terça, com pacientes aguardavam em macas pelo corredor da enfermaria, era bem diferente do encontrado no novo PS. “Parece até hospital particular”, disse Lucimeire Aparecida, de 44 anos. Ela estava rouca e aguardava havia duas horas o atendimento com o clínico geral. Pela classificação de risco, seu quadro foi considerado como baixo.
Sivia Regina, de 50 anos, esperou meia hora pelo atendimento com o clínico. Sua mãe estava com suspeita de dengue, fez o exame de sangue pela manhã e aguardava o resultado, que sairia nesta quarta mesmo. “Em outras unidades de saúde pública geralmente o resultado só sai em dois dias. Achei ótima a agilidade daqui.”
Comparado ao PS antigo, Silvia disse que local é mais amplo e o atendimento está rápido. “Espero que continue assim.”
Quem chegava para o primeiro atendimento retirava a senha na recepção e, depois, dependendo da especialidade, era encaminhado para uma das alas de espera, que agora são divididas.
Ainda era visível a fase de adaptação — utensílios de uso médico eram vistos a todo momento pelos corredores. À tarde começaram a faltar lugares para os pacientes sentar, mas o atendimento estava sendo feito.
Fonte: Diário de SP