Equipamentos modernos humanizam vistoria nas unidades prisionais de Alagoas

0
20

Para manter a segurança no sistema prisional é necessário qualificar os agentes penitenciários e disponibilizar ferramentas para otimizar o trabalho desses profissionais. Seguindo as diretrizes do Governo do Estado de Alagoas, a Secretaria da Ressocialização (Seris) moderniza os procedimentos com equipamentos sofisticados e investe cada vez mais na qualificação dos servidores penitenciários.

 

Nesta terça-feira (24), os agentes penitenciários passaram por mais uma qualificação para utilizar os detectores de metais adquiridos pela Seris por meio de parceria com o Ministério da Justiça. Os equipamentos já estão sendo usados desde de outubro em todas as unidades do sistema prisional. Dentre os itens utilizados para reforçar a segurança existem dois Raios X, 74 raquetes, 32 banquetas e 9 portais.

 

As aquisições propiciam melhores condições para os procedimentos de revistas nas unidades e, consequentemente, inibem a entrada de objetos ilícitos, como entorpecentes, aparelhos telefônicos e armas. Alagoas, Pernambuco e Ceará são as únicas unidades federativas a instalar as novas ferramentas e utilizá-las nas unidades prisionais do Nordeste.

 

O chefe de Serviços Penais, Ricardo Bispo de Castro, afirma que a modernização do sistema traz mais celeridade, além de humanizar e gerar mais segurança para os servidores penitenciários, reeducandos e visitantes. O gestor lembra que só no último final de semana mais de 1.373 pessoas visitaram seus parentes no sistema prisional, em Maceió

 

“Trata-se de uma iniciativa fundamental para extinguir a revista vexatória, conforme prevê a Lei de Execuções Penais. Passamos por um treinamento do Departamento de Execução Penal (Depen), em Brasília, e agora estamos disseminando o conhecimento entre os agentes penitenciários para utilizar os novos detectores de metais”, afirma Ricardo Bispo.

 

Já o supervisor de Ensino Projeto e Pesquisa, Alexmar Barbosa, que também participou da qualificação do Depen, lembra que Alagoas é uma referência com a implantação do novo sistema de gestão desenvolvido pela Seris para formar agentes multiplicadores, somar conhecimento e fortalecer a segurança com tecnologia.

 

“Trouxemos o que há de mais moderno no mercado, os equipamentos para revista são os mesmos utilizados nos novos aeroportos do país. As ferramentas foram exaustivamente testadas antes da certificação da Infraero. Agora estamos capacitando todos os agentes para usar essa tecnologia avançada e de altíssima sensibilidade”, conclui.

 

Fonte: Aqui Acontece

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.