Estado de São Paulo lidera ranking de presos no sistema carcerário do Brasil

0
33

As unidades penitenciárias administradas pelo governo do Estado de São Paulo são as que registram maior número de presos no sistema carcerário brasileiro. São cerca de 230 mil presos entre homens e mulheres nas prisões paulistas, praticamente um terço de toda a população carcerária no país. 

 

Os dados foram divulgados na terça-feira, 27/10, pelo secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, durante reunião com o deputado Gil Lancaster (DEM) e outros integrantes da Comissão de Segurança e Assuntos Penitenciários, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 

 

“O número de presos em São Paulo sofreu uma forte escalada nos últimos anos. Como ex-policial militar pela Rota e atualmente como deputado estadual acompanho também o setor da segurança pública. Para termos uma ideia, a população carcerária saltou de 21 mil em 1994 para 226 em 2015”, afirmou o deputado Gil Lancaster, membro da Comissão de Segurança da Assembleia. 

 

Atrás de São Paulo está o Estado de Minas Gerais, embora ainda bem distante apesar o segundo lugar no ranking de presos. As penitenciárias mineiras abrigam 65 mil presos. 

 

Quanto ao regime semiaberto, indagação do deputado Gil Lancaster, o secretário de Administração Penitenciária afirmou: “Os diretores têm de escolher bem que vai ter direito à saída temporária, porque temos de fazer com que a pessoa volte”. Segundo ele, 96% retornam, mas os que não o fazem voltam a delinquir. 

 

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.