Eu espero que não seja necessária a segunda marcha, diz presidente do Sindasp em discurso na plenária dos agentes penitenciários em Brasília

O presidente do Sindasp-SP, Valdir Branquinho, foi aplaudido em Brasília durante seu discurso na plenária dos agentes penitenciários realizada no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Agentes penitenciários de diversos estados estão reunidos em Brasília-DF nesta terça (6) e quarta-feira (7) para a “1ª Marcha da Polícia Penal”. “Nós não somos valorizados como deveríamos ser realmente. Eu espero que não seja necessária a segunda marcha”, disse Branquinho na plenária, fazendo menção que espera que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 372/2017, que trata da criação da Polícia Penal, seja colocada na Ordem do Dia para votação para ser votada e aprovada.

Confira o discurso do presidente.

A PEC da Polícia Penal tramita na Câmara dos Deputados e prevê a constitucionalização e o reconhecimento da categoria. Com a aprovação da PEC 372/2017, os agentes penitenciários serão automaticamente policiais penais e, com isso, inclusos no artigo 144 da Constituição, com todos os direitos previstos na carreira policial.

De autoria do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a emenda tramitou no Senado como PEC14/2016, sendo aprovada na Casa em 2017 e em seguida deu entrada na Câmara como PEC 372/2017. No Senado, a emenda foi aprovada por unanimidade, com 62 votos a favor, zero contra e zero abstenções.