Inicio Geral Férias escolares na EAP, nem pensar – 2015 promete!

Férias escolares na EAP, nem pensar – 2015 promete!

0

No início de 2015 já são 450 alunos no Curso de Formação de Agente de Segurança Penitenciária (ASP), distribuídos na Escola de Administração “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP) e em duas escolas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação.

 

Para o final do mês de fevereiro existe a previsão de que se iniciem mais três turmas para a formação de ASP, somando-se mais 100 alunos. Em março terá início a formação para Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP), com cerca de 340 alunos. Somados, os cursos de formação atingirão 900 discentes, antes que se termine o primeiro trimestre de 2015.

 

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Agente de Segurança Penitenciária (CFAASP) começa suas atividades antes mesmo que os alunos conhecidos carinhosamente como “pontinhos azuis” ou “smurfs”, por vestirem uniforme azul, entrem em sala de aula.

 

 

Primeiros Passos

 

No dia 22 de janeiro, cerca de 150 agentes de segurança foram empossados no cargo pelo Departamento de Recursos Humanos (DRHU) e receberam todo o material didático do curso com os uniformes.

 

No dia seguinte, a diretora Leda Gonzaga fez a abertura oficial do Curso, de maneira simples, praticamente um bate-papo com os alunos. A diretora frisou que todos fazem escolhas em suas vidas e que ser um agente de segurança penitenciária é um passo muito importante na vida profissional. Outro fator é que o aluno valorize sua educação em família, que traga experiências boas para esse período que se inicia.

 

“Sejam muito bem vindos à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e pedimos que vocês não esqueçam dos ensinamentos recebidos na família, porque a EAP quer que você agregue tudo aquilo que já aprendeu, porque é isso que faz seu diferencial. A ferramenta de trabalho, a escola irá passar, no entanto, precisamos somar aprendizados, lembrando que eles não irão trabalhar só com pessoas presas, mas com ‘pessoas’, Nunca esqueçam disso”, salientou Gonzaga.

 

A diretora apresentou então o professor Sérgio Bassit, que vem fazendo a aula magna do curso de formação. Ele falou das experiências do psicólogo e enfatizou a confiança da EAP no potencial do docente; que está no sistema há cerca de 25 anos.

 

De forma bem irreverente, o professor Bassit falou de sua trajetória no sistema prisional e tentou passar aos novos alunos, a importância da conduta e dos valores de cada um. Traçou um paralelo entre o que é ser servidor e o que é ser funcionário.

 

Com bom humor explicou que a diferença é que o funcionário vem atrás apenas do salário e da estabilidade, além de não se preocupar em desenvolver o trabalho. “Ao contrário disso, o servidor está comprometido, atento e desenvolve condições reais para o trabalho”, acrescentou Bassit.

 

Ainda segundo Bassit, o servidor é saudável, cria estruturas e mecanismos para enfrentar os problemas e o funcionário é o deprimido crônico, não tem projetos de vida e leva a vida sem esforço.

 

“Nunca percam a dignidade, o respeito e a seriedade. Esse é o ponto de transformação na vida de quem trabalha no sistema prisional”, enfatizou Bassit.

 

 

Mais informações aos alunos

 

Ainda na apresentação do sistema, o diretor do CFASSP, Fabiano Doretto Pagioro, falou sobre a estrutura da EAP, sobre o curso de formação, que é regido pela Lei Complementar nº 959/04, e complementou algumas informações sobre o estágio probatório e aproveitamento no curso de formação, bem como explicações importantes sobre porte de arma.

 

No dia 26/01, o diretor do Núcleo de Coordenação, Jonas Cândido iniciou as atividades, com olhar atento dos 150 alunos que lotaram o auditório da EAP.

 

De maneira didática, explicou passo a passo os procedimentos para todos possíveis eventos ou ocorrências durante o curso. Orientou com paciência e persistência, sem perder a autoridade.

 

Outro detalhe importante é que o diretor Cândido deixou claro aos alunos a satisfação do trabalho que desenvolve e disse que a Secretaria está precisando de pessoas determinadas, capacitadas e com vontade de crescer.

 

Dando continuidade, servidoras do DRHU realizaram uma palestra para detalhar direitos e deveres do novo servidor.

 

Do dia 27/01 até 10/04 serão ministradas 475 horas/aula, divididas em 13 disciplinas: Relações Interpessoais; Epidemiologia em Saúde; Defesa Pessoal, Tonfa e Algemas; Comunicação e Expressão; Legislação Aplicada a Atividade Penitenciária; Criminologia; Reintegração Social; Sindicância e Processo Administrativo; Valorização Humana e Ética; Papiloscopia; Prevenção e Combate a Incêndio e Socorrismo e Prática do Serviço Penitenciário.

 

Ficará para um próximo capítulo toda a parte que cuida da montagem das grades horárias, distribuição e convite dos docentes, reuniões pedagógicas iniciais e finais do curso, conselhos de classe, além do importante trabalho das coordenações.

 

O CFAASP é dirigido pelo Fabiano Doretto Pagioro e conta com três Núcleos de Coordenação: Região Central – Jonas Cândido; Região Oeste – Valéria Roncatti e de São Paulo e da Grande São Paulo – Gisele Angélica Silveira Rodrigues.

 

 

Fonte: SAP

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile