Inicio Geral Força Nacional descobre túnel e evita nova fuga na Cadeia Pública de...

Força Nacional descobre túnel e evita nova fuga na Cadeia Pública de Natal

0

 

Policiais da Força Nacional de Segurança Pública encontraram um túnel e evitaram uma nova fuga em massa do Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, também conhecido como Cadeia Pública de Natal, na Zona Norte da capital potiguar. A escavação foi descoberta na noite desta segunda-feira (8) já na área externa da cadeia, no meio da rua (veja vídeo acima). A direção da unidade acredita que o túnel levaria os presos até uma residência que fica próxima ao presídio.

 

Policiais que encontraram o túnel disseram que a descoberta foi ao acaso. Eles estavam fazendo um patrulhamento ao redor do presídio quando viram um cabo de vassoura surgir, de baixo para cima, em meio ao calçamento. E eles também disseram que só conseguiram ver o cabo graças aos faróis do carro, que iluminaram o local por onde passava o túnel no momento em que eles faziam um retorno no veículo.

 

Embora os presos não tenham saído do túnel, a direção da unidade informou que agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE) farão uma recontagem dos detentos na manhã desta terça-feira (9). Os agentes também tentarão descobrir de onde partiu a escavação. Acredita-se que o túnel tenha sido aberto a partir do pavilhão A.

 

Maior fuga do RN

 

A Cadeia Pública de Natal tem capacidade para 216 detentos, mas atualmente mantem mais de 400. No dia 12 de janeiro, o presídio foi palco da maior fuga da história do sistema penitenciário do estado. Também utilizando um túnel, 46 presos conseguiram escapar. Destes, apenas 10 foram recapturados e um foi morto.

 

Sistema em calamidade

 

O sistema penitenciário potiguar está em calamidade pública desde o dia 17 de março de 2015, após uma onda de rebeliões que atingiu pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado. O decreto, renovado em setembro, tem validade até março deste ano.

 

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), já foram gastos mais de R$ 7 milhões nas reformas das unidades depredadas. A secretaria reconhece que o sistema penitenciário do RN é ultrapassado e precisa de uma modernização com mais eficiência e tecnologia nos processos.

 

Fugas em 2016

 

Somente nestes primeiros 40 dias de 2016, já ocorreram 10 fugas no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Ao todo, 89 detentos conseguiram escapar.

 

Fonte: G1

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile