Inicio Geral Força Nacional será permanente, avisa Torquato Jardim

Força Nacional será permanente, avisa Torquato Jardim

0

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, declarou que o governo federal está trabalhando para transformar a Força Nacional numa organização permanente. A afirmação foi feita na tarde desta quarta-feira (29), em Brasília (DF), durante solenidade comemorativa pelos 13 anos do programa, que já realizou mais de 300 grandes operações em apoio a estados e outros órgãos federais.

Clique aqui e confira a galeria de fotos

“É uma honra estar com vocês, homenageá-los nesta data. Vocês cumprem um papel constitucional, são a união entre o plano federal das forças armadas clássicas e o plano estadual das polícias militares e civis. Há um vácuo constitucional antigo da segurança pública brasileira que vocês começam a preencher. Daí porque acredito a sua experiência bem-sucedida e o seu prestígio vão levar, necessariamente, num futuro próximo, à institucionalização permanente da Força Nacional. Não há outro caminho mais útil, mais eficaz. Ao cumprimentá-los, no que é possível antecipar o futuro, é esse o futuro da Força, ser uma força permanente, graças ao sucesso de vocês”, afirmou Torquato Jardim.

Ainda de acordo com o ministro da Justiça, o governo federal investe no nivelamento dos profissionais, oriundos de corporações das 27 unidades federativas para empregá-los em operações e o resultado disso precisa ser estendido. “Esse treinamento único tem que ter consequências de longo prazo. Vocês são tão bem-sucedidos que o presidente da República [Michel Temer] já se convenceu que é necessário tornar permanente a Força Nacional. É questão de tempo e modelo. Fica aqui o desafio do modelo institucional a ser instituído, a formação básica desse pessoal, o custo desse pessoal e a destinação da Força, que não vem em substituição a nenhum dos poderes estabelecidos, às Forças Armadas ou às instituições militares ou civis dos estados. Ao contrário. É liame a ligação. A sua eficiência só é possível em parceria estreita com a força local, que é quem melhor conhece o bairro, a cidade”, assegurou.

Homenagens
A solenidade realizada na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública contou com homenagens a 66 profissionais que contribuíram para o seu engrandecimento da Força Nacional ou se destacaram em missões a serviço do órgão. Além do ministro Jardim, participaram da entrega de medalhas o secretário-executivo da Pasta, Gilson Libório, o secretário nacional de Segurança Pública adjunto, almirante Alexandre Mota, e o diretor da Força Nacional, coronel Joviano Lima.

“Esse importantíssimo programa de cooperação federativa coordenado pela Senasp vem conquistando expressivo relevo nacional em decorrência das diversas atividades imprescindíveis à preservação da ordem pública nos estados da federação, em apoio a governadores e ministros de Estado. Parabéns, Força Nacional!”, destacou o secretário Mota.
Mota lembrou as realizações ao longo de 2017 na Força Nacional, que é hoje uma das seis diretorias da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJSP) e também contribui com a capacitação de profissionais dos estados e do DF e reequipamento das instituições, através de doações em retribuição à cessão de efetivo para participar de operações.

“A Força Nacional hoje completa 13 anos de dedicação exclusiva à causa pública e esta expressão demonstra o vigor e o comprometimento de seus integrantes em honrar a nossa pátria e o nosso povo brasileiro em todas as missões”, destacou o diretor Joviano.

A Força
Inspirada nas Forças de Paz das Nações Unidas, a Força Nacional foi criada em 29 de novembro de 2004, como um programa de cooperação federativa para atuar em atividades específicas de segurança pública, podendo atuar em emergências e calamidades públicas.

Suas equipes podem atuar em qualquer município do Brasil, caso solicitadas pelo governador do respectivo estado ou do Distrito Federal e autorizadas pelo MJSP, podendo apoiar a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros ou os órgãos de Perícia Forense locais. Da mesma forma, as equipes também podem dar suporte operacional a outros ministérios e órgãos federais – a exemplo da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Em 13 anos, foram desenvolvidas mais de 300 operações em todas as regiões do Brasil, em apoio a ações de polícia ostensiva e judiciária, policiamento ambiental, em áreas indígenas e de fronteira, além de grandes eventos, como os Jogos Rio 2016. Atualmente, são desenvolvidas 16 operações diferentes em 10 estados: Amazonas (2), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul, Pará (4), Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul (2), Roraima e Sergipe.


Fonte: MJ

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile