Fórum de Segurança Pública começou em São Paulo

0
13

O IV encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi iniciado na noite da última segunda-feira (15), com uma cerimônia no Expo Center Norte, em São Paulo. Com previsão de encerramento para a próxima quarta-feira (17), o encontro trará aos seus participantes 29 mesas redondas de debate e duas conferências. ?Este encontro tem como claro objetivo ampliar o diálogo entre todos os envolvidos com o tema Segurança Pública, fomentando o debate plural e democrático e a formulação de políticas?, lembrou em seu discurso o secretario da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto.

O encontro contará com a participação de duas mil pessoas entre elas: policiais militares, civis, técnico-científicos, gestores em segurança pública, profissionais de órgãos como Ministério Público, Polícia Federal, Guarda Civil Metropolitana. Além de pesquisadores e lideranças da sociedade civil de todo Brasil. ?O debate amplo e aberto com todos os setores da sociedade, não apenas permite que novas estratégias sejam construídas, mas promove uma verdade que precisa ser valorizada: a de que segurança pública é dever e obrigação de todos?, destacou Ferreira Pinto.

Além da troca de experiências, o fórum propiciará o debate de alguns temas como a valorização profissional como ferramenta da gestão, prevenção e investigação de homicídios: estratégias consolidadas e novos desafios o caso de São Paulo, policiamento comunitário, ensino policial e currículo mínimo e o planejamento de segurança pública para grandes eventos com a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016.

A cerimônia de abertura do fórum contou com a presença do secretário da segurança pública de São Paulo; com o Ministro da Justiça, Luiz Paulo Telles Barreto; com o presidente do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Humberto Vianna, com o secretário geral do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima; do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o general de Exército Jorge Felix; além de representantes da Polícia paulista como o comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Álvaro Batista Camilo; o delegado geral de Polícia, Domingos Paulo Neto e o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli.

História do Fórum

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi criado em março de 2006, como a missão de cooperar com a atividade policial e com a gestão de segurança pública em todo País. Seu primeiro encontro, em 2007, aconteceu em Belo Horizonte. Já o segundo, em 2008, em Recife. E o último, no ano passado, em Vitória.

Sem fins lucrativos, o fórum é financiado com apoio de fundações internacionais e parcerias com governos e iniciativa privada. O encontro deste ano foi organizado pelo Ministério da Justiça, pela Secretaria Nacional da Segurança Pública, pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Além das ajudas da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e da Fundação Konrad Adenauer Stiftung.

Contribuição de São Paulo

Em seu discurso, o secretario Ferreira Pinto apresentou práticas e ações paulistas que podem ser difundidas e implantadas em outros Estados da nação. ?Como exemplos de acertos podemos indicar: a Polícia Comunitária, os Consegs, o Método Giraldi de Tiro, o Infocrim e o RDO. Além de investimentos em tecnologias e equipamentos avançados e ainda novos métodos e metas para a identificação rápida da autoria de homicídios?.

?O Fórum nos traz as experiências de outras polícias, de outros estados que têm realidades diferentes. Assim, São Paulo tem muito a aprender?, comentou o comandante da Polícia Militar paulista, Coronel Álvaro Batista Camilo.

Fonte: SSP/SP
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.