A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, a partir do dia 17/09/2020, iniciou o Inquérito Soro Epidemiológico, um projeto em parceria com o Cosems, Instituto Butantan e Laboratório Hilab. Será́ realizado testes rápidos para COVID 19, conforme os termos da deliberação CIB no 55, de 1.7.2020, em indivíduos assintomáticos.
Os inquéritos soroepidemiológicos propiciam informações importantes para compreender e estimar a prevalência de anticorpos em determinadas populações. Estratégia essa que possibilita compreender quantas pessoas já foram expostas ao vírus e quantas pessoas ainda podem se infectar, permitindo compreender a magnitude e o comportamento da doença e auxiliar nas tomadas de decisões e medidas de prevenção e controle da doença.
Grupos assintomáticos a serem testados:
– Trabalhadores da saúde: que atuam em locais ou entidades credenciados ao SUS, iremos testar: Rede Municipal de Saúde, Hospital Estadual, Hospital Regional, Hospital do Câncer, Santa Casa de Misericórdia.
– Trabalhadores da Segurança Pública: participarão a Penitenciaria “Wellington Rodrigo Segura”, Centro de Ressocialização “ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira” e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública.
– População Privada de Liberdade (PPL): participará a Penitenciaria “Wellington Rodrigo Segura”, Centro de Ressocialização “ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira”.
A Secretaria de Saúde disponibilizará os profissionais para digitação e testagem, fornecerá os EPI’s, e equipamentos para logística, uma vez que realizaremos as testagens in loco.
Na Penitenciária “Wellington Rodrigo Segura a testagem será iniciada nesta segunda-feira dia 5 de outubro e no Centro de Ressocialização “ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira” o procedimento deverá ser realizado em breve.