Inicio Geral Gestão de Segurança Pública estabelece meta de crime zero para Uberaba

Gestão de Segurança Pública estabelece meta de crime zero para Uberaba

0

As polícias de Uberaba devem mudar o foco de enfrentamento do crime em Uberaba. Com registros importantes de redução do crime violento na cidade, o foco agora devem ser os crimes não violentos, inclusive com meta de crime zero.

A mudança foi um dos fatores discutidos ontem, durante a reunião trimestral da Igesp (Integração da Gestão na Segurança Pública), que contou com a participação dos comandos das polícias Militar e Civil, juízes, promotores, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, direção da Penitenciária e do Caresami e várias outras autoridades ligadas à segurança pública.

No encontro, Uberaba foi destacada pela mediadora da Secretaria de Estado de Defesa Social, Elisabeth Sena de Oliveira, como uma cidade de ponta no Estado na condução da reunião da Igesp, principalmente porque em outros locais ainda se tem muita dificuldade de participação dos segmentos para discutir as ações.

Quanto à mudança de foco, os comandos garantem não se tratar de abandono ao combate a crimes violentos, mas reconhecem a necessidade de se trabalhar os crimes não violentos. De acordo com o tenente Flávio Santiago, da Assessoria de Imprensa da 5ª RPM, a média de crimes violentos, em 2007, era de 18 a 19. ?No ano passado, conseguiu-se reduzir para 11 no primeiro semestre. No segundo, a média caiu para oito casos e hoje, com dias em que se registra um caso apenas?, afirma Santiago, lembrando que a polícia trabalha com nova meta que é de crime zero. ?Queremos que a cidade passe um dia sem crime. Estamos com uma média de dois a três casos?, pontua o tenente.

Também foi discutido no encontro o aumento no combate ao tráfico de drogas, com diversas pessoas presas nos últimos meses, o que tem contribuído para redução no crime violento. ?Nós sabemos que o tráfico de drogas move essas engrenagens dos outros crimes?, avalia Santiago.

Outra novidade revelada na reunião da Igesp é a elevação da Companhia do Shopping Uberaba a status de Aisp de número 158. A própria representante da Secretaria de Defesa Social garantiu a designação, em breve, de equipe, composta de delegado, agentes e escrivães para a nova Aisp que cuida da área central da cidade, bairro São Benedito e adjacências.

Destaque. Apesar da redução de outras modalidades de crimes, como homicídios, roubos diversos a estabelecimentos comerciais, um que incomoda as autoridades é o furto e roubo de veículos. Muitos deles, segundo Santiago, ocasionados pela falta de preocupação do cidadão com o seu bem, ou seja, não se preocupa com o local onde para, com mecanismos de segurança e ainda deixa materiais, como bolsa, que chamam a atenção do infrator.

Fonte: JM Online
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile