GIR-4 da Capital celebra 17 anos de criação

0
748

Sob o lema “União, Respeito e Coragem”, a equipe do Grupo de Intervenção Rápida da Capital (GIR-4), comemorou 17 anos de criação no mês de maio. A equipe conhecida como a Tropa de Elite da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) é responsável por atuar em intervenções em motins dentro dos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).

Desde 2004, o agrupamento já atendeu mais de 1.800 ocorrências em presídios da Capital e da Grande São Paulo, agindo no combate a rebeliões e em revistas de celas e espaços carcerários.

Formado por Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) – homens e mulheres – e de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs), os integrantes são altamente capacitados por meio de preparo físico e treinamentos táticos específicos. Além disso, o esquadrão conta com o apoio de cães adestrados para auxiliar de forma preventiva na segurança de perímetro dentro das unidades penais.

Tradição

A busca pela excelência nas atividades faz parte da tradição, de acordo com Saulo Matos, comandante operacional da corporação. Além dos trabalhos sociais promovidos entre os componentes: como arrecadação de mantimentos para instituições e famílias carentes e a atuação em eventos solidários. “Nossa participação nessas ações demonstra que todos podemos ajudar o próximo se fizermos um pequeno esforço”, revela Matos.

Adilson Ribeiro, ASP e membro do grupo desde a sua concepção, afirma que os valores que definem o ajuntamento visam a segurança física, moral e psicológica de todos os envolvidos como servidores da unidade penal, presos, visitantes e colaboradores. “Nosso objetivo é garantir a solução de conflitos com eficiência, celeridade e preservação da dignidade humana”.

Challenge Coins

Oriunda dos militares norte-americanos e atualmente famosas entre forças de segurança, as Challenge Coins, ou Moedas Desafio, fizeram parte da comemoração de aniversário do GIR-4. O símbolo foi entregue a autoridades da secretaria como forma de lembrança.

Fonte: SAP

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.