Governador recebe Polizia Penitenziaria e Sindasp em audiência

Na última quinta-feira (21) o governador Geraldo Alckmin (PSDB), recebeu a comitiva do Sindasp-SP e dos policiais italianos em audiência no Palácio dos Bandeirantes às 17h.

A audiência com Alckmin fez parte da programação do “II Encontro Bilateral de Agentes de Segurança Penitenciária do Estado São Paulo e Polizia Penitenziaria Italiana”, que ocorreu de 16 a 24 de fevereiro.

Foto: Marina/Sindcop

Segretario Generale del do Sappe, Donato Capece, falando ao governador sobre a importância de se criar a Polícia Penal

Diversas autoridades marcaram presença na audiência, entre os quais, o deputado federal Paulo Pereira (Paulinho da Força) e o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. Também participaram diretores do Sindasp-SP e Sindcop.

Após a recepção do governador aos policiais italianos, o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, falou sobre a motivação do encontro, a visita dos diretores do Sindasp-SP à Itália, a estrutura e organização da Polizia Penitenziaria italiana, bem como da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que cria a Polícia Penal federal e estaduais.

Foto: Marina/Sindcop

Na sequência, Segretario Generale del do Sappe (Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria), Dott. Donato Capece, argumentou ao governador sobre a importância de se criar a Polícia Penal no Brasil, ou, especificamente, no Estado de São Paulo.

O governador também ouviu o apoio do coronel da reserva da PMMG, Amauri Meireles, que falou de sua experiência no envolvimento com o sistema penitenciário quando era comandante da Região Metropolitana de BH e da importância que tem para o Estado de São o apoio para a aprovação da PEC 308/04.

Foto: Marina/Sindcop

Visita ao Brasil: o objetivo da visita da Polizia Penitenziaria foi conhecer o sistema penitenciário do Estado de São Paulo e apoiar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que visa incluir o sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal. A Emenda reconhece constitucionalmente a categoria, concedendo a ela poder de polícia, tal qual ocorre na Itália. A Polizia Penitenziaria Italiana é o melhor exemplo de organização pelo qual o Brasil deve se espelhar para aprovar o projeto.