Inicio Geral Governo anuncia concurso para 150 vagas de agentes penitenciários no PI

Governo anuncia concurso para 150 vagas de agentes penitenciários no PI

0

As secretarias de Justiça e de Administração do Piauí anunciaram nesta quarta-feira (18) a realização de concurso público para agentes penitenciários com previsão incicial de 150 vagas. Com o número bem abaixo do solicitado pela categoria, que era de 600 vagas, o edital deve ser homologado até o dia 15 de dezembro deste ano.

 

O anúncio do novo concurso foi feito durante reunião entre as secretarias e o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), e após um mês da Associação Geral do Pessoal Penitenciário do Estado entrar com ação cobrando o certame. Em resposta na época, o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, alegou que o estado estava no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o concurso sairia apenas em 2016.

 

Nesta quarta-feira, o secretário Daniel Oliveira comemorou o anúncio oficial do concurso. “É mais um avanço para a categoria e para o estado. Temos analisado, junto com o governador Wellington Dias e os secretários de Administração e da Fazenda, os melhores caminhos para que possamos atender às necessidades dos piauienses”, pontuou.

 

Para o governador Wellington Dias, as áreas de segurança pública, saúde, educação e justiça receberão atenção especial nos investimentos, tendo em vista sua importância para o desenvolvimento social, e o concurso para agentes atende a essa demanda prioritária.

 

Em julho deste ano, o governo chegou a promover 55 agentes penitenciários. A Comissão Central de Avaliação e Promoção da Secretaria de Justiça do Piauí já apresentou documento para promoção de mais 200 servidores da Sejus.

 

Denúncia antiga
O baixo número de servidores é uma reclamação antiga do Sindicato dos Agentes Penitenciários da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi). Segundo a entidade, a pouca demanda de profissionais atinge todos os presídios do estado.

 

“A realização de um concurso para agentes é urgente. Não tem condição de seis pessoas por plantão cuidarem de mais de 400 presos. Todos os dias nós somos ameaçados pelos presos e corremos risco de morrer. Os presídios têm um conjunto de problemas que facilita as fugas”, declarou o vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.

 

Fonte: G1

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile