Governo de Alagoas expande cursos para agentes

0
21

Governo expande cursos para agentes e policiais no interior

Em Arapiraca, mais de 50% da tropa participa de atividades educacionais

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Social (SDS), está promovendo, desde do inicio de novembro, 64 cursos presenciais de capacitação na área de segurança pública. Os cursos são destinados a policiais civis, militares, agentes penitenciários, integrantes do Corpo de Bombeiros e servidores do Centro de Pericias Forenses, o CPFor.

São mais de 2 mil vagas, em cursos e especializações, que vão de 40 a 360 horas/ aula, que irão se estender até o dia 20 de dezembro, fechando o plano pedagógico anual desenvolvido pela Gerência de Ensino da SDS.

O plano vem sendo aplicado com sucesso nas academias das polícias Civil e Militar, nas cinco unidades de telecentros espalhados pelo Estado e através de convênios firmados com entidades educacionais, como este último que está promovendo os 64 cursos.

Entre os cursos mais procurados, estão os de gestão pela qualidade do serviço público, prevenção e repressão a entorpecentes, técnicas de redação avançada, tiro policial, radiopatrulha, patrulhamento tático, técnicas não letais, imobilização policial e gestão de formação de facilitadores de grupo.

Para o gerente de Ensino, Ricardo da Silva, todos os cursos de qualificação profissional oferecidos pela SDS têm como enfoque básico as diretrizes dos direitos humanos. Uma novidade proporcionada pelo Governo foi a implantação de cursos na área de perícia.

?Pela primeira vez os nossos peritos criminais, papiloscopistas e servidores do Centro de Perícias Forenses estão tendo a oportunidade de participar de uma capacitação sem ser necessário pagar ou ter que sair do Estado de Alagoas. A SDS está trazendo os maiores especialistas em perícia e papiloscopia do Brasil para ministrar as aulas nos cursos de perícia de acidentes de tráfico, de incêndio e papiloscopia?, afirmou Ricardo.

Outra grande reclamação dos agentes de segurança pública, a falta de cursos de tiro policial, também foi atendida. Várias turmas foram formadas e policiais estão sendo preparados dentro dos aspectos legais para portar e utilizar com segurança vários tipos de armas de fogo.

Interior do Estado

Outra novidade apresentada pela Gerência de Ensino foi a descentralização do processo de ensino da Defesa Social. Atualmente mais de 10 cursos estão em andamento no Agreste, Sertão e Zona da Mata Alagoana, atingindo mais de 60 municípios.

Um dos o maiores batalhões de polícia do interior do Estado, o 3º BPM, em Arapiraca, terá 50% do seu efetivo capacitado com cursos de mobilização policial, técnicas não letais e patrulhamento tático. Segundo o comandante do 3º BPM, tenente-coronel João Marinho, 10 turmas já estão em andamento e até o final do ano, mais onze serão realizadas.

?Os cursos estão indo de vento em popa e são de extrema importância para a tropa, principalmente, porque eles estão superanimados de ter a possibilidade da execução dos cursos na cidade onde eles moram e trabalham, e porque também eles estão encarando os cursos, que são reconhecidos pelo Ministério da Justiça, como um investimento em sua qualificação profissional?, disse Comandante.

Ainda segundo o coronel Marinho, a oferta dos cursos não interfere nas incursões policiais pela cidade de Arapiraca, outra vantagem resultante da realização dos cursos no próprio batalhão.

Ensino a distância

A grande maioria dos policiais que estão participando do cursos presenciais também participa de capacitações, utilizando o mais avançado em tecnologia educacional, a rede nacional de educação em distância para segurança pública (Redeead), que atualmente conta com 196 mil alunos policiais em todo o Brasil. Em Alagoas são mais de 2.000 policiais que participam deste processo educacional, unindo teoria e prática nas ações de segurança pública.

Fonte: Gazetaweb/Agência Alagoas
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.