Inicio Geral Governo lança o guia de saúde dos servidores públicos

Governo lança o guia de saúde dos servidores públicos

0

(Estamos republicando a matéria que havíamos publicado em 29/10)

O governador José Serra e o secretário da Gestão Pública, Sidney Beraldo lançaram nesta quarta-feira, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o Guia do Usuário do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

clique para baixar a cartilha

A iniciativa vai beneficiar 1,3 milhão de usuários – incluindo servidores e dependentes – ao fornecer informações sobre coberturas e serviços médicos oferecidos em 171 municípios, incluindo Interior, Baixada Santista, Grande São Paulo e Capital. ‘A recuperação do Iamspe foi uma prioridade para ampliar e melhorar o atendimento com novos equipamentos e contratações’, afirmou o governador José Serra.

Em 2007 eram 113 cidades atendidas. A meta até 2010 é oferecer atendimento local em 198 cidades. ‘A informação, no caso de um sistema que abrange 1,3 milhão de pessoas, é fundamental: a orientação, saber o que dá ou não para fazer e o que é atendido ou não’, disse José Serra. O número de beneficiados representa cerca de 90% da concentração total de credenciados no Estado. A nova carteirinha será individual e dispensará a apresentação de holerite para comprovar o desconto mensal do Iamspe.

Guia do Usuário

Pela primeira vez, os servidores e seus familiares terão em mãos um Manual de Orientação ao Usuário Iamspe – com coberturas e serviços oferecidos na rede, entre outras – e o Manual da Rede de Prestadores Médico-Hospitalares Iamspe. Inédita, esta iniciativa concentra dados sobre hospitais, clínicas e laboratórios credenciados, distribuídos por cidade.

Será possível, por exemplo, escolher um médico ou serviço desejado. A rede possui atualmente mais de 1,2 mil médicos credenciados atendendo em consultórios e clínicas credenciadas em municípios do Estado, inclusive na Capital e Grande São Paulo.

O site do Iamspe (www.iamspe.sp.gov.br) também terá os endereços dos prestadores de serviços. Se desejar, o usuário poderá ainda imprimir a lista dos credenciados por região, arquivando o material na pasta enviada junto com os manuais.

Entrega pelo Correio

As carteirinhas individuais – inclusive dos dependentes – e os manuais serão enviados pelos Correios à casa dos servidores a partir de novembro. A postagem seguirá um cronograma de entrega que será concluída até o final do ano. A confecção deste kit do parte do Programa de Modernização do Iamspe e foi viabilizada com a liberação pelo Governo de Estado de R$ 250 milhões até o final de 2010.

O acordo condiciona o repasse do dinheiro ao cumprimento de metas, destacando a melhoria e expansão da oferta de atendimento. O repasse foi autorizado pelo governador José Serra, após a assinatura, em julho do ano passado, por meio de um Acordo de Resultados entre o Iamspe e a Secretaria de Gestão Pública, pasta que o Instituto passou a ser subordinado em fevereiro do ano passado.

Quem não receber a nova carteirinha nos primeiros lotes ainda poderá usar a antiga – que continuará valendo até o final de março de 2010 para atendimento no Hospital do Servidor Público Estadual e nos postos dos Centros de Assistência Médico Ambulatorial (Ceamas) do Iamspe no Interior e no restante da rede credenciada.

Rede de atendimento

O Iamspe tem trabalhado em diversas frentes para ampliar o atendimento ao usuário. Desde fevereiro do ano passado já foram assinados 39 contratos com hospitais e santas casas em cidades como São José do Rio Preto, Marília, Araraquara e Jaú.

Pela primeira vez, os usuários ligam direto para o médico, agendam a consulta e são atendidos sem burocracia. Desde novembro do ano passado já foram realizadas mais de 200 mil consultas apenas com médicos credenciados no Interior.

O Iamspe também está credenciando laboratórios para oferecer exames clínicos e de imagem, como tomografia e ressonância magnética, em 54 grandes cidades. Será uma nova rede de atendimento, com possibilidade de fazer aproximadamente dois milhões de exames por ano nas maiores cidades do Estado. Informações para os profissionais interessados em credenciamento estão no site www.iamspe.sp.gov.br.

Reflexo da readequação das agendas de consultas e contratação de profissionais para preencher 122 vagas médicas desde 2008, o número de atendimentos também cresceu no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). As consultas ambulatoriais aumentaram 39% entre fevereiro de 2008 e outubro deste ano. Em fevereiro do ano passado eram realizados 59,8 mil procedimentos por mês. Em setembro de 2009 foram 83,3 mil.

A criação de uma central de exames também facilitou a vida dos usuários, que agora têm mais conforto para marcar e retirar resultados. São mais 330 mil exames clínicos realizados mensalmente.

Outro investimento, a nova Central de Atendimento, entra em funcionamento neste mês de novembro. Com capacidade para atender 250 mil ligações por mês, o novo sistema personalizado substituirá o antigo atendimento eletrônico feito por meio de gravações.

Fonte: Portal do governo
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile